ARTE E CULTURA >> Dança

  • Corpo de Dança do Amazonas estreia no Rio com dois espetáculos gratuitos

    Da Redação em 04 de Outubro de 2023    Informar erro
    Corpo de Dança do Amazonas estreia no Rio com dois espetáculos gratuitos

    Foto: Michael Dantas

    Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
    ENDEREÇO: Avenida República do Paraguai, 230 Centro
    CONTATO: 21 3509-9621
    DATA : 05/10/2023 HORA : 19h VALOR : Grátis
    DATA : 06/10/2023 HORA : 19h
    DATA : 07/10/2023 HORA : 19h
    DATA : 08/10/2023 HORA : 18h
    Estreia no Teatro CAIXA Nelson Rodrigues, no Centro, o premiado Corpo de Dança do Amazonas que traz ao Rio, pela primeira vez, duas coreografias de seu consagrado repertório formado por 60 espetáculos.
     
    Sempre com entrada franca, o público poderá assistir os espetáculos Rios Voadores, de Rosa Antuña, nos dias 05 a 06 de outubro, às 19h, e TA - Sobre ser grande, de Mário Nascimento, nos dias 07 de outubro, às 19h, e 08 de outubro, às 18h.
     
    O Corpo de Dança do Amazonas comemora 25 anos em 2023, com direção artística de Mário Nascimento.  A companhia iniciou no começo do ano uma circulação pelas principais regiões do Brasil, integrando mostras e eventos, como o “Simpósio Internacional de Dança”, em Belo Horizonte, MG, “Abril para Dança” e “Virada Cultural”, ambos em São Paulo. 
     
    O CDA se destaca pelo seu trabalho e originalidade, levando em consideração em suas criações a singularidade da Amazônia. São mais de 60 obras realizadas com a colaboração de artistas convidados do Brasil e de todo o mundo, que mostram a diversidade cultural da Região Norte do Brasil por meio da pluralidade da dança contemporânea.
     
    Em 2022, recebeu indicação ao APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes, na categoria dança, pela trilha sonora de “Rios Voadores” assinada pelo músico mineiro Makely Ka. E em 2021, estreou o espetáculo “TA - Sobre ser grande” no Festival de Dança de Joinville, o maior evento do segmento na América Latina.
     
    Sobre os espetáculos:
     
    Rios Voadores é um termo usado para designar uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano e somada à transpiração da floresta. O equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil depende do equilíbrio da floresta amazônica e da formação dos rios voadores. Neste espetáculo, a coreógrafa Rosa Antuña busca trazer para a cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. A mitologia amazônica, além de sua fauna e flora, formam inspiração para a construção da movimentação deste trabalho. A trilha sonora original é assinada pelo compositor Makely Ka, que traz para a cena um diálogo com a cultura popular e a música contemporânea.
     
    TA - Sobre ser Grande “TA” significa Grande para os Tikunas – povo originário do Amazonas, que ocupa uma vasta área. Expressão curta carregada de sentidos, a língua para esses povos é parte deles, os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, sejam pardos, roncos, chiados e tantos quantos conseguem escutar, define onde vivem como “TA”. Um território que abriga, acolhe, alimenta e precisa também de cuidados. Carrega nos corpos e expressa toda força de um povo que vive nessa amplitude – o Amazonas, a trilha sonora é do DJ Marcos Tubarão executada ao vivo.
     
    Únicas apresentações dos espetáculos “Rios Voadores” e “TA – Sobre ser grande”
    Rios Voadores – quinta (5), sexta (6) – às 19h
    TA – Sobre ser grande – sábado – às 19h, domingo – às 18h
     
    Ingressos: Entrada franca
    Capacidade: 209 lugares
    Duração: 60 minutos Classificação: LIVRE
    Bilheteria: Retirar com antecedência de 60 minutos
    Sujeito à lotação do teatro 

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Encontro da Dança – Cias e Coreógrafos no Teatro Prudential
      Saiba Mais
      Aturiá Carimbó promove encontros gratuitos com os mestres do carimbó Almir e Neves do Banjo e Amélia
      Saiba Mais
      20ª edição do Dança em Foco, Festival Internacional de Vídeo & Dança, no Centro Coreográfico
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO