Indicado ao Prêmio Cesgranrio em 2020 nas categorias Melhor Coreografia e Prêmio Especial pela pesquisa no espaço urbano, o espetáculo “Degraus” se apresenta gratuitamente na escadaria da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia até o dia 16 de julho.
A segunda obra do Grupo Sats, é uma ação em dança que utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso.
A criação de uma fissura como ação política na cidade norteou o interesse e a pesquisa do projeto coreográfico dos diretores e coreógrafos Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, assim como a possibilidade de ocupar prédios públicos e de caráter político como ação coletiva, espaço de criação e pensamento crítico.
“De saída, para que “Degraus” aconteça enquanto ação, é necessário instalar-se sob um lugar e tomá-lo como um universo complexo. Praticamos uma espécie de permanência estranha e intensiva no local, sendo ele mesmo – a escadaria, o prédio da Câmara dos Vereadores –, ressignificado pelas possibilidades relacionais que ativamos. Desenvolvemos um vocabulário localizado, sendo possível redescobrir as potências do corpo na relação com o espaço”, expõe Deisi Margarida.
Atravessando corpo e arquitetura, e as possíveis tessituras que organizam o espaço urbano como uma dinâmica, o projeto volta ao cartaz com novos intérpretes e mais amadurecido na sua relação de convivência com o público. “Certamente há algo da versão anterior que permanece na versão atual, mas o corpo, como uma disputa transitória de sentidos, é sempre presentificado. Remontar é espiralar o tempo, rever e revisitar”, explica Rodrigo Gondim.
Classificação: livre
* Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado.
Aviso do cancelamento será informado pelas redes sociais do grupo, no Instagram: @gruposats
Concepção, direção e coreografia: Deisi Margarida e Rodrigo Gondim
Intérpretes-criadores: Deisi Margarida, Flora Bulcão, Hugo Leiva, Juliana Angelo, Mika Makino, Milena Codeço, Rodrigo Barizon e Rodrigo Gondim.
Composição de trilha sonora e Músicos: Fábio Lima e Luciano Pozino
Figurino: Carla Costa
Tradução de LIBRAS: Jonathas Narciso
Audiodescrição: Luciano Pozino