O cineasta Orson Welles esteve no Brasil em 1942 para filmar o Carnaval. O episódio integraria um longa sobre a América Latina, encomendado pelo governo norte-americano. Com o orçamento estourado, o filme "It´s All True" (É tudo verdade) acabou cancelado pelo estúdio e nunca lançado.
Orson Welles, que então havia acabado de ganhar um Oscar pelo roteiro original de "Cidadão Kane", em fevereiro de 1942, veio filmar o carnaval do Rio de Janeiro, tanto em Technicolor quanto em preto e branco.
Esta foi a base para o documentário chamado "A História do Samba". Welles filmou os desfiles da Av. Presidente Vargas, bailes, festas de rua e praças. A ideia era mostrar a movimentação da cidade e a sinergia do carnaval no carioca.
"Filmar o carnaval do Rio era tentar agarrar um furacão. Eles dormem algumas horas, levantam-se e voltam para a festa. São loucos. Ficam cansados, dormem, encostam-se numa parede", disse Welles na ocasião. Ela já tinha passado o carnaval no Rio três anos antes, em 1939 e já tinha o roteiro na cabeça.
Depois que o filme parou os rolos ficaram guardados e dados como perdidos até serem achados na década de 80. Recentemente alguns trechos foram utilizados no documentário americano “É Tudo Verdade: Baseado em um Filme Inacabado de Orson Welles”.
Orson Welles faleceu em 1985 aos 70 anos.