ARTE E CULTURA >> Evento

  • Aniversário de Clarice Lispector com programação especial e gratuita no IMS

    Da Redação em 05 de Dezembro de 2019    Informar erro
    Local: Instituto Moreira Salles - IMS Rio
    ENDEREÇO: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea Rio de Janeiro
    CONTATO: (21) 3284-7400
    DATA : 10/12/2019 HORA : 20h VALOR : grátis
    DETALHES: Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa. Evento sujeito à lotação do espaço.
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Para celebrar a  obra de Clarice Lispector, uma das principais vozes da literatura brasileira, o Instituto Moreira Salles promove, desde 2011, a Hora de Clarice, um evento que propõe fazer com que a data de nascimento da escritora (10 de dezembro de 1920) seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. 
     
    Esse ano o IMS Rio promoverá a leitura performatizada de um texto inédito, criado e interpretado pela atriz Mariana Lima, a partir das adaptações para o teatro de obras de Clarice por Fauzi Arap. O dramaturgo – falecido há sete anos – estreou com Perto do coração selvagem (Paixão e vida: Clarice), versão para os palcos de três livros da escritora, que acompanhou a montagem da peça, em 1965.
     
    A amizade entre ambos e as parcerias que realizaram dali em diante foram o ponto de partida para Lima, que vem trabalhando nos últimos anos com a escrita clariceana.
     
    Além do texto citado, o espetáculo inclui a adaptação teatral de A paixão segundo G.H. e fragmentos do livro autobiográfico Mare nostrum, em que Fauzi Arap conta episódios de sua relação com a grande escritora.
     
    O acervo de Clarice Lispector está sob a guarda do IMS desde 2004, sendo formado por uma biblioteca de cerca de 800 livros e um arquivo com documentos, entre os quais manuscritos dos romances A hora da estrela e Um sopro de vida, correspondências, um caderno de notas, entre outros itens.
     
    Além de promover a Hora de Clarice, o IMS já homenageou a escritora com o volume duplo (17-18) dos Cadernos de Literatura Brasileira. Também lançou o livro Clarice Lispector – Figuras de escrita, de Carlos Mendes de Sousa, organizou a mostra Clarice, pintora, exibida em 2009 no IMS Rio, e lançou um site dedicado à escritora, em 2012.
     
    Por ocasião do centenário de Clarice, celebrado no ano que vem, o calendário e a agenda do IMS de 2020 serão dedicados à autora. Os produtos já estão à venda na loja online do IMS e nas lojas dos centros culturais.
     
    Foto: Para fauzi_com_clarice2_0:
    Clarice Lispector com Fauzi Arap, na montagem da peça Perto do coração selvagem, 1965. Fotógrafo não identificado / Arquivo Nacional.
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA