Atravecar e Escurecer é o tema da nova bandeira do Museu de Arte do Rio que será hasteada neste sábado, dia 14.
Criada pela artista trans Guilhermina Augusti, a nova bandeira traz elementos geométricos que mostram um pouco da sua ancestralidade negra e referências de importantes artistas brasileiros como Abdias Nascimento e Rubens Valentim.
“Quando penso na bandeira hasteada no MAR com duas fortes palavras que são atravecar e escurecer nesse Rio de Janeiro que vivemos, ela comunica muita coisa. Seja no sentido estético, político e ético. Ela se comunica com muita gente. Ela toca e é tocada em amplo sentido. Penso na capacidade imaginativa de ver novas imagens conjurando vidas a quem sempre teve símbolos espalhados pela cidade, que nos prendiam à nossa subtração. Então, quando penso na bandeira, penso em vida. Uma grande imagem de 5 metros que está ali evocando como uma flecha, uma abertura para algo novo que deve ser construído” .
Guilhermina Augusti é uma artista plástica, estudante de filosofia e audiovisual. Seus trabalhos desenvolvidos têm como processo de pesquisa, criação, execução e registros. Essas interações também se envolvem com um campo teórico conceitual de criação de algumas palavras/conceitos, como proposta do que essas palavras significam e ressignificam como pretosfera, atravecar, transmaterialidade. A filosofia aparece não só no campo conceitual como em todo o trabalho prático, já que ambas as coisas se mesclam e não são separadas de forma binária.
“As bandeiras do Museu são bandeiras de posicionamento em relação às questões sociais. Já tivemos uma artista negra, Sõnia Gomes; um artista indigena, Xadalu; e agora teremos uma artista trans, Guilermina Augusti, que coloca duas palavras que são dois questionamentos e ao mesmo tempo urgências sociais, que são palavras que nos colocam a responsabilidade de ter mais artistas trans representadas nas coleções do museu e nas exposições e artistas negros, negras e negres na coleção e nas exposições do MAR, e também na presença dessas pessoas no próprio museu” ressalta Marcelo Campos, curador-chefe do MAR.
Para comemorar o hasteamento da bandeira, o Sarau Poético "Atravecar Escurecer" vai contar com a apresentação "Imunização Poética", do coletivo Slam das Minas e Batalha Vogue - IRREALISMO BALL.
A artista Guilhermina Augusti e o curador-chefe do MAR, Marcelo Campos estarão presentes.