Entre as datas comemorativas de março, o Dia Internacional da Mulher (8/03) ocupa um lugar especial no calendário mundial, devido à importância da luta feminina para combater preconceitos e alcançar a equidade de gênero.
Tanto que no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) apenas um dia não foi suficiente para homenagear as mulheres. A efeméride se transformou em programação mensal, que conta com atrações que vão desde mesas de debates e filmes temáticos até apresentações musicais nacionais e internacionais.
No âmbito do VII Encontro Mulher, Poder e Democracia, iniciativa organizada desde 2017, o CCJF realiza, no próximo dia 5, a abertura do evento com mesas de conversas sobre a paridade de gênero em funções de poder e as conquistas das mulheres transgênero.
Ainda dentro da agenda do encontro, estão as seguintes atrações, entre outras: o III Seminário Feminista sobre o Encarceramento da Elas Existem, com direito a workshop sobre empreendedorismo feminino e debate sobre perspectivas de trabalho em rede, as mostras Mulheres da Palavra — Ana, Cora e Carolina, composta por três peças, sendo duas delas, Tenho Quebrado Copos e Cora do Rio Vermelho, realizadas em março, e Helena Ignez, que irá exibir filmes dirigidos por mulheres com a curadoria da atriz e cineasta Helena Ignez.
Também compõem a programação especial do Mês da Mulher os shows da cantora espanhola Karmento e da violinista grega Ioanna Kazaglou, além da apresentação do Coro Lírico Feminino da ACC — O sentimento da mulher na ópera, na música sacra e nas canções.
E mais: durante todo o mês de março, o CCJF irá arrecadar itens de higiene pessoal feminino como absorventes, sabonete, shampoo e condicionador, além de roupas, que serão doadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As doações para a Campanha Março por Elas poderão ser entregues na nossa recepção. Doe e ajude na causa!
A maioria dos eventos continua sendo oferecida gratuitamente ou a preços populares.