A Companhia de Aruanda, coletivo de jovens artistas de Madureira, anuncia o retorno de suas atividades em 2025 com oficinas de patrimônio imaterial, empreendedorismo e o Fuzuê d’Aruanda, ocupação cultural que há 18 anos acontece debaixo do Viaduto Negrão de Lima.
As ações fazem parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro (Epierj), que acaba de renovar o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto atua em cinco núcleos (Madureira, Magé, Guapimirim, Paraty e Quissamã) e oferece gratuitamente oficinas e eventos voltados à preservação das culturas tradicionais, ao incentivo ao empreendedorismo e à valorização da identidade local.
Programação de setembro em Madureira
18/09 (qui) – 20h30 | Fuzuê d’Aruanda – Roda cultural sob o Viaduto Negrão de Lima
22 e 24/09 (seg e qua) | Oficinas de danças populares – Escola Municipal Irmã Zélia
23/09 (ter) | Oficina de Tranças – técnicas tradicionais e sustentabilidade no artesanato
As oficinas contemplam saberes como jongo, maracatu, samba de roda, coco, contação de histórias, tranças e artesanato sustentável, além de atividades de empreendedorismo e economia criativa voltadas a jovens do ensino médio.
“Queremos reforçar a memória e a valorização do lugar onde se vive, contribuindo para a autoestima de crianças e jovens moradores de Madureira”, afirma Rodrigo Nunes, diretor do núcleo local da Epierj.
Sobre a Epierj
Criada em 2022, a Escola de Patrimônio Imaterial do Rio reúne mestres e mestras de linhagens culturais centenárias para transmitir saberes tradicionais que integram a formação da cultura brasileira. Conta com patrocínio da Petrobras (Programa Petrobras Socioambiental) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Em ordem alfabética, estes são os cinco núcleos da Epierj:
- Madureira - Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba);
- Magé - Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo);
- Guapimirim - Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos);
- Paraty - Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara);
- Quissamã - Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho).