ARTE E CULTURA >> Evento

  • Exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju: últimos dias no MAC

    Da Redação em 20 de Agosto de 2024    Informar erro
    Exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju: últimos dias no MAC

    Foto: Divulgação

    Local: “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” no MAC
    ENDEREÇO: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói
    DATA : 24/09/2024
    DATA : 25/09/2024
    LINK: Clique aqui e visite o site
    No sábado (24), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói estará aberto até às 21h para uma edição especial do Sábado Estendido, ampliando as possibilidades para o público visitar a exposição recordista “Luzes da Coreia - Festival de Lanternas de Jinju”, que se encerra no domingo (25).
     
    A maior exposição de arte da Coreia do Sul realizada no Brasil, “Luzes da Coreia - Festival de Lanternas de Jinju”, está em exibição no Salão Principal do MAC e já atraiu um público recorde: 92.225 visitantes entre 9 de junho e 14 de agosto, se consolidando como um evento imperdível na agenda cultural de Niterói. Se em junho o museu recebeu 30.274 visitantes e já bateu um recorde, em julho os números quase dobraram: 52.346 pessoas se encantaram com a magia das lanternas coreanas.
     
    Oferecendo ao público uma experiência imersiva da cultura coreana, além de poderem vestir os hanboks tradicionais, no sábado estendido os visitantes poderão participar de uma ativação especial, capturando fotos únicas enquanto seguram as lanternas. Além disso, uma dança de luzes iluminará a fachada do MAC Niterói das 18h às 21h, proporcionando um espetáculo visual inesquecível.
     
    Com curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, a exposição convida o público a uma imersão nas tradições culturais coreanas através de instalações site-specific com 1.200 lanternas de seda originais da cidade de Jinju. Os visitantes podem explorar dois túneis de lanternas coloridas, uma enorme lua em 3D, além de fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung. Complementando a experiência, estão em exposição Hanboks e uma versão de 3 metros de altura da mascote de Jinju, a lontra Hamo. No sábado estendido,
     
    A tradição das lanternas de seda começou no século XII. Os artefatos passaram a ser usados como meio de tática militar e meio de comunicação na 1ª Batalha da Fortaleza de Jinjuseong, durante a Guerra Imjin (1592-1598), entre 3.800 soldados do Exército Suseong (Coreia), que protegiam o castelo, e 20.000 soldados japoneses.
     
    Os coreanos usaram a lanterna no Rio Namgang em uma noite escura para avistar os japoneses, impedindo-os de cruzar o rio. Além de tática militar, as lanternas também foram usadas para enviar recados aos familiares fora da fortaleza. Mais tarde, a população da cidade de Jinju começou a lançar lanternas no Rio Namgang para homenagear as almas dos soldados que se sacrificaram, como símbolo de resistência.
     
    A tradição deu lugar ao Festival Jinju Namgang Yudeung como um evento de destaque na Coreia, que é conhecido internacionalmente e todo ano reúne mais de 2 milhões de pessoas. A festividade foi designada pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo como o festival representativo da Coreia e ainda foi selecionada como um festival de luxo global de desenvolvimento da Coreia por 5 anos consecutivos.
     
    A exposição “Luzes da Coreia - Festival de Lanternas de Jinju” fica em cartaz até 25 de agosto e tem organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju e realização da Scuola di Cultura e de Ana Cláudia Guimarães. O patrocínio é da Prefeitura de Niterói, Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), FAN (Fundação de Arte de Niterói), Embaixada da República da Coreia, Santuário Cristo Redentor, Instituto Redemptor, Hyundai e Ecoponte. Apoio de Casal Garcia.
     
    Sábado Estendido
    Data: 24 de agosto
    Horários: 10h às 21h (entrada até as 20h30)
    Local: Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói - RJ)
    Ingressos: R$16,00 (inteira); R$8,00 (meia-entrada)

    Gratuidades: 
     
    Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta.

    Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Queerioca tem ótima programação cultural e a primeira edição da Feira Alvoroço com KaraoQueer
      Saiba Mais
      Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro
      Saiba Mais
      Festival ID:Rio chega à terceira edição com o tema “Multiversos Sustentáveis”
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO