ARTE E CULTURA >> Evento

  • Festa Literária das Periferias: poetas de 50 países e extensa programação cultural

    Da Redação em 11 de Outubro de 2023    Informar erro
    Festa Literária das Periferias: poetas de 50 países e extensa programação cultural
    Local: Festa Literária das Periferias
    ENDEREÇO: Vila Olímpica da Gamboa
    DATA : 12/10/2023
    DATA : 13/10/2023
    DATA : 14/10/2023
    DATA : 15/10/2023
    DATA : 18/10/2023
    DATA : 19/10/2023
    DATA : 20/10/2023
    DATA : 21/10/2023
    DATA : 22/10/2023
    DETALHES:
    12 a 15 e 18 a 22 de outubro
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A Flup – Festa Literária das Periferias é uma festa literária internacional cuja principal característica é acontecer em territórios tradicionalmente excluídos dos programas literários, na cidade do Rio de Janeiro.
     
    Lugares como o Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Mangueira e Vidigal, até o centro da cidade, abraçando a região que o sambista Heitor dos Prazeres batizou de “Pequena África”.
     
    Em 2023, a Flup vai alcançar outro marco inédito. Traz para o Rio de Janeiro o II Mundial de Slam, com 40 poetas dos 5 continentes. O Morro da Providência, encruzilhada onde se deram vários nascimentos: do samba, da favela, de Machado de Assis, da literatura, poética e cultura diaspórica afrobrasileira, vai se tornar a "Favela da Poesia", em outubro, em 9 dias de programação.
     
    Além dos eventos abertos ao público, a Flup promove uma série de processos formativos, que envolvem escritores, roteiristas e slammers. Como resultado, na literatura, já publicou 30 livros com autores de periferias. Pode-se atribuir à Flup a emergência da primeira geração de escritores oriundos das favelas cariocas.
     
    "A Flup pra mim é um monumento na cultura brasileira. É uma coisa muito importante pra mudança que a gente vive no mercado editorial hoje", declarou Geovani Martins, em Paraty, na Flip de 22. O escritor começou nas oficinas literárias da Flup e seu primeiro livro de contos, Sol na Cabeça (Cia das Letras), ganhou o Prêmio Jabuti e foi vendido para editoras de nove países.
     
    No audiovisual, o Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para Audiovisual (Lanani), parceria da Flup e a Globo, já formou mais de 200 roteiristas nos últimos seis anos, renovando o mercado audiovisual brasileiro.
     
    Terá ainda mesas de debates com Conceição Evaristo, Nêgo Bispo, Emicida, Leda Maria Martins, MV Bill e Marcelo D2, entre outros.

    A programação musical conta com Rita Benneditto, Leci Brandão, Teresa Cristina, Bia Ferreira, Xamã, Linn da Quebrada e Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.
     
    A Flup 23 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell. Tem patrocínio master da Shell, patrocínio do Instituto Cultural Vale e Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e Globo, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. O apoio é da Fundação Ford e do Instituto Ibirapitanga. A Fundação Roberto Marinho e o Canal Futuro são parceiros. Realização: Suave na Nave, Ministério da Cultura, Governo Federal.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      ESPM 50/Rio 500 - Uma Celebração Do Futuro na Villa Aymoré
      Saiba Mais
      7º Encontro Nacional de Bambas celebra a Capoeira como patrimônio cultural do Rio
      Saiba Mais
      Exposição Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju: últimos dias no MAC
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO