Caravanas de jovens de todo o país participam do II Festival Internacional da Utopia, de 19 a 22 de julho, em Maricá. O evento reúne teatro, música, debate, literatura, acampamento e feira da reforma agrária. Esta edição o tema será “1968, A rebeldia que não terminou". Na programação, artistas consagrados da MPB. Entre as atrações, nomes como Maria Rita, Martinho da Vila, Emicida, Marcelo Jeneci, Negra Li, Ponto de Equilíbrio, Bicho de Pé e BNegão e debates com intelectuais renomados.
A feira de produtos da Reforma Agrária ocupará mil metros quadrados de área coberta com palco para apresentações culturais variadas e comercialização de 100 toneladas de alimentos. “Queremos a construção de propostas apoiadas nos conceitos de ética, justiça e respeito pela diversidade em suas mais variadas composições - diversidade étnica, linguística, cultural, de gênero e sexual, religiosa, entre outras”, explica o secretário de Participação Popular, Direitos humanos e Mulher, João Carlos de Lima, mais conhecido como Birigu.
As atividades do Festival da Utopia acontecerão em dois espaços: a tenda Pensador Darcy Ribeiro, no Esporte Clube Maricá, no centro, com o debate de diversos temas, e no acampamento da juventude, em São José do Imbassaí, com a abordagem de temas como manipulação da mídia e a luta das mulheres negras. Na parte da noite, as atrações musicais irão ocupar dois palcos: um na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no centro da cidade, a partir das 22h, e outro no acampamento da juventude a partir da meia-noite.
Na quinta-feira (19), a festa fica por conta do sambista Martinho da Vila no centro e Ponto de Equilíbrio no espaço da juventude. Na sexta-feira (20), é a vez da filha da Elis Regina, Maria Rita, apresentar seu repertório. Em Imbassaí, o Bicho de Pé vai animar os jovens com muito forró. No sábado (21), subirão ao palco o cantor e compositor brasileiro Marcelo Jeneci, que em 2014, recebeu uma indicação para o Grammy Latino, e a rapper Negra Li que promete agitar o público. Fechando o festival no domingo (22), o rapper, cantor e compositor Emicida e o cantor de rap e hip hop BNegão no acampamento da juventude.
Fonte: Brasil de Fato RJ