O IluminaRio 2021, festival urbano de arte e esculturas feitas de luz, sombras e projeções promete movimentar a Praça Mauá. A iniciativa da URBN Experience, com curadoria da Deled, por duas semanas irá transformar a Praça em uma galeria a céu aberto futurista, com obras inéditas assinadas por artistas renomados e por novos nomes da cena fluminense.
Inspirado pelos consagrados festivais de luz internacionais, o IluminaRio foi concebido para promover o reencontro do carioca com a cidade após a pandemia. Esta primeira edição do festival tem como tema “A essência carioca em forma de arte e luz”.
Em mais uma atitude sustentável, o evento será carbono neutro, compensando todas as emissões envolvidas na produção e execução do evento.
Para transformar este enredo em arte, o IluminaRio 2021 irá receber artistas prestigiados como Rosa Magalhães, Muti Randolph e Estúdio Chão além de novos nomes da cena fluminense como Agrippina R. Manhattan e Yhuri Cruz.
“Quisemos valorizar o talento fluminense e a diversidade. Estamos unindo artistas de várias gerações, origens e gêneros distintos. Este foi o nosso esforço, do lado da curadoria, para refletir um pouco desta essência carioca”, analisa Julio Custódio, sócio fundador da URBN Experience.
Durante o dia, as instalações funcionarão como uma intervenção urbana, propondo uma relação diferente com espaço.
Outro destaque da programação é o festival MOV. Criado em 2010, é um evento independente de artes integradas que, durante a pandemia, achou na projeção em prédios uma solução para propagar a arte no momento de isolamento.
A versão digital do Festival foi criada pelo produtor cultural Daniel Martins e pela artista Luiza Vianna (Luv), que se juntam a Vinicius Fabretti, Flavia Marques (Xlavinha) e Carol Santana nos mappings do IluminaRio 2021. As projeções do MOV no IluminaRio 2021 acontecerão às sextas, sábados e domingos.
Fonte: Diário do Porto