Oficinas de astronomia, experiências científicas, jogos e muitas brincadeiras são algumas das atividades que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou para o este fim de semana. A programação faz parte da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e foi especialmente elaborada para toda a família conhecer princípios científicos por meio de conteúdos divertidos e com uma linguagem de fácil compreensão.
Os estudantes, professores e visitantes terão a oportunidade de encontrar num só local o conhecimento que vem sendo produzido por cientistas brasileiros de diversas áreas e as tecnologias desenvolvidas nas instituições públicas brasileiras.
A atuação conjunta das unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações Inovações (MCTIC), com sede no Rio de Janeiro, oferece ao público atividades divertidas que utilizam conteúdos científicos de matemática, física, química, engenharia, tecnologia, robótica, astronomia, astrofísica, cosmologia, mineralogia e geofísica, dentre outros.
O objetivo é levar ciência para crianças, jovens e adultos interessados em observar, experimentar, questionar, trocar ideias, aprender e se divertir, tendo como base os conhecimentos de ciência e tecnologia.
Algumas Atividades em Destaque:
No sábado (9), a partir das 14h, os visitantes vão conhecer, de maneira divertida, como fazer comida em um forno solar, ouvir rádio ou ligar uma TV apenas com a luz do sol ou, quem sabe, com a força do vento. As atividades vão mostrar os fundamentos técnicos capazes de fazer tudo isso! As atrações incluem oficinas de ciência com a construção de aparatos interativos, a exemplo do relógio de sol e cineminha manual, visita mediada a todas as exposições do Museu, e, claro, o Programa de Observação do Céu, que oferece ao público a oportunidade de observar os astros que estarão visíveis no céu do Rio de Janeiro. Haverá também uma experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua! Vamos criar uma experiência imersiva, usando óculos 3D com a plataforma SuperViz, no qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos. Outro destaque é a palestra Bioeconomia, o Sol e Meninas na Ciência, realizada pelas alunas do projeto Meninas no Museu do MAST, iniciativa que prepara as jovens para serem mediadoras em museus de ciências. Serão duas sessões de apresentação, às 15h e às 16h30 no Auditório do Prédio Ronaldo Mourão.
O público também poderá conhecer o Centro de Visitantes, um espaço interativo repleto de informações contadas de forma poética sobre temas como história, patrimônio, astrofísica e geofísica para falar dos avanços surgidos a partir da observação do céu. Também é uma oportunidade de conhecer toda a história por trás do fenômeno que comprovou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, com a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, fazendo uma imersão por meio de um conteúdo que permite ao visitante vivenciar experiências sensoriais surpreendentes. Com curadoria do premiado Marcello Dantas, a mostra reúne projeções de imagens e animações que conjugam história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol naquele dia 29 de maio de 1919.
Também será possível conhecer a exposição que celebra os 50 anos da chegada do homem na Lua! Uma das mais prestigiadas artistas visuais do país, a criadora carioca Anna Bella Geiger apresenta a mostra individual Uma Visão Lunar, com 10 serigrafias históricas da série batizada de Fase Lunar, desenvolvidas com base em fotografias cedidas pela NASA em 1970 e que tem exemplares em coleções internacionais como a Fondation Cartier pour L'Art Contemporain, de Paris. Com a prorrogação da temporada da mostra, estas gravuras em técnica mista agora estão expostas no primeiro andar do Prédio-Sede do MAST.
A equipe do Observatório Nacional também selecionou uma série de iniciativas para o evento, dentre elas o Grande Livro da Astronomia, projeto desenvolvido para disseminar conhecimento sobre quatro áreas da Astronomia, com um incremento tecnológico de grande interação, a realidade aumentada.
Os visitantes poderão interagir com este aparato de divulgação da ciência e visualizar, em formato 3D, os objetos que compõem o conteúdo do livro. Será possível também conhecer o Projeto EXOSS, uma rede colaborativa que busca conhecer as origens, natureza e caracterização de órbitas dos meteoros. Vai ser possível aprender como fotografar meteoros!
O INT vai apresentar ao público o laboratório simulado Futuro Cientista e como é feito o aproveitamento de resíduos para produção de novos materiais e produtos químicos. Já o CBPF preparou experimentos ilustrando princípios básicos de física e suas aplicações no cotidiano. O público terá à sua disposição uma equipe durante a exploração dos experimentos com diferentes níveis de complexidade, de acordo com a formação e o interesse dos participantes. Alguns destaques vão para as atividades na Câmara de Vácuo, Cama elástica, Lente gravitacional, giroscópio, Levitação Magnética e muita Ilusão de Ótica!
A equipe do CETEM vai oferecer muito conhecimento com a exposição que exibe amostras de rochas e minerais,apresentação das famosas terras-raras, e também uma mostra sobre o lítio, conhecido como elemento portador do futuro, devido sua intensidade de uso em baterias de equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets, notebooks, carros elétricos e armazenadores de energia renovável como eólica e solar.
O CEFET apresenta projetos de astrobiologia e de biologia molecular e o IMPA traz diversas atividades e brincadeiras para o público vivenciar experiências enriquecedoras no mundo da Matemática participando de jogos e quebra-cabeça, brincadeiras e desafios. Quem também estará presente no Campus é a UniCarioca oferecendo atividades com realidade virtual, jogos interativos e um interessante vídeo em 3D. E quem quer saber qual é a sua marca na história da Terra, não pode perder as atividades oferecidas pelo MCTer. Será possível conhecer grande parte do passado do nosso planeta que ficou gravado nas rochas, como: mudanças climáticas, extinção e surgimento de novas espécies.
No domingo (10), é dia de Planetário Inflável Digital! Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o deslocamento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.
SERVIÇO
FIM DE SEMANA NO MAST
Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST
Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229
SÁBADO 09/11 –Funcionamento do Museu: das 14h às 19h
- Realidade Virtual – O Homem na Lua
- Oficinas – Brincando com a ciência, Ilusões de Ótica, Relógio de Sol, Aparatos interativos – transformando energias.
- Palestra – Bioeconomia, o Sol e as Meninas na Ciência - Auditório do Prédio Ronaldo Mourão - 15h e 16h30
- Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21 –das 17h30 às 20h
DOMINGO 10/11 – Funcionamento do Museu: das 14h às 18h
- Visita às exposições internas do Museu de Astronomia
- Planetário Inflável – 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)
GRÁTIS
Mais informações em www.mast.br/museu