Neste sábado inaugura a mostra Passeio Público, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. A exposição, com curadoria de Daniela Name, Paula de Oliveira Camargo e Carolina Rodrigues, conta com obras de 18 artistas de diferentes técnicas e propostas, pensando o espaço do Passeio Público, seu imaginário, as histórias por trás do projeto, os embates sócio-econômicos, a ocupação que a população da cidade faz do local...
No sábado, dia 28, para a inauguração, haverá uma programação especial. Ocorreram três performances no Passeio Público, entre 14h e 16h, e, de manhã, às 11h haverá um debate com a presença do escritor e historiador Luiz Antônio Simas, a arquiteta Melissa Alves e o psicanalista André Abu-Merhy.
PERFORMANCES
Das 14h às 16h, no Passeio Público
A fonte e a noiva (homenagem a Nicolina Vaz de Assis), de Luana Aguiar
Trouxa Corpo, de Mariana Maia
Amor carnal, de Ronald Duarte
Os participantes desenvolveram trabalhos para pensar, a partir desse espaço, a trajetória do país e seus múltiplos processos de ocupação urbana e de embates político-sociais. A mostra Passeio Público marca ainda a chegada da Caixa Cultural Rio de Janeiro à Cinelândia, construindo uma ponte entre as galerias de arte e o seu entorno.
Abandono, desigualdade social, processos de “revitalização”, exploração humana, preconceitos, tentativas de controle da natureza e até mesmo histórias de amor estão discutidas nas obras que ocupam duas galerias e em instalações e ações que acontecerão em pleno parque.
Participam da exposição Ana Kemper; André Vargas; Barbara Copque; Denilson Baniwa; Diambe da Silva; Eloá Carvalho; Gabriel Haddad e Leonardo Bora; Gilson Plano; Ivan Grilo; Luana Aguiar; Mano Penalva; Mariana Maia; Moisés Patrício; Rafael Amorim; Raul Leal, Ronald Duarte e Zé Carlos Garcia.
Passeio Público
Inauguração: 28 de outubro, às 11h
Visitação: terça a sábado, 10h às 20h/ domingos e feriados, 11h às 18h. Até 17 de dezembro
Caixa Cultural Rio de Janeiro: Rua do Passeio 38, Centro
Entrada Gratuita