ARTE E CULTURA >> Evento

  • Paraty em Foco

    Agenda Bafafá em 09 de Agosto de 2017    Informar erro
    Paraty em Foco
    Local: Paraty em Foco
    DETALHES:

    De 14 a 18 de setembro de 2016

    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Festival Paraty em Foco está de volta às origens. Este ano marca o retorno de seu fundador, Giancarlo Mecarelli, à direção do evento. Será dedicado à valorização da fotografia feita com excelência e voltada para questões essenciais, uma fotografia que sensibilize pela qualidade e também pelo conteúdo, uma fotografia engajada na expressão de um mundo plural e complexo.

    As entrevistas com grandes nomes da fotografia retornam ao espaço da Casa da Cultura e serão retransmitidas no centro histórico e via internet para todo o mundo. Ao invés de uma tenda central, as projeções tomarão diversos pontos da cidade. 

    Um dos destaques é a exposição do paulistano Paulo Friedman, intitulada Nós, na Casa de Cultura de Paraty. A mostra exibe 17 portraits que compõem um ensaio fotográfico realizado com trabalhadores de diferentes áreas e nacionalidades em seus respectivos locais de trabalho. O texto de apresentação é do curador Diógenes Moura. Entre os retratos, impressos em fine art pela noPapiro, estão anônimos trabalhadores espalhados pelo mundo, como cuidador de camelo, lavrador, prostituta, pedreiro e pintor de carros, entre outros.

    O ensaio com mais de 500 retratos de trabalhadores brasileiros, além de centenas de estrangeiros de países como Japão, Índia, China, África do Sul, Peru e EUA, tem 10 anos de estrada. “Sempre gostei de tirar retratos e, em 2006, durante uma viagem ao interior de São Paulo, fotografei uma cortadora de cana que me chamou atenção. A partir daí, comecei a idealizar este projeto de registrar trabalhadores”, conta Fridman.

    Magnum Photos traz Pinkhassov para o PEF

    O destaque internacional é para o fotógrafo russo Gueorgui Pinkhassov, da famosa cooperativa Magnum Photos, e assíduo colaborador de diversos veículos estrangeiros, particularmente para as revistas Geo, Actuel e The New York Times Magazine. Radicado em Paris, ele vai participar de um workshop dia 17 (sábado), das 9h às 17h30mim, para 50 pessoas.

    A masterclass deste mestre da cor e luz – fruto do projeto Magnum Caravan Brazil 2016, que leva a experiência dos integrantes da famosa cooperativa pelo país – não se concentrará na carreira e realizações dele na profissão, mas em como ele pode contribuir e ajudar em apenas um dia o desenvolvimento dos trabalhos dos participantes. Pinkhassov vai basear sua apresentação na leitura/edição e discussão de no mínimo 15 portfólios com a participação da classe. Dicas sobre a edição de ensaios, pensando em fotografias individuais, em exposições ou livros fazem parte da proposta.

    Pinkhassov divide ainda uma mesa intitulada “A musa curiosidade” com a fotojornalista brasileira, Ana Carolina Fernandes. Integrante da agência Magnum, Pinkhassov vai apresentar imagens que ilustram seu lema: “Mesmo o estilo pode transformar o fotógrafo em um escravo se ele não fugir disto, pois estará condenado a repetir-se. A única coisa que conta é a curiosidade”.

    Também conhecido por PEF (sigla de Paraty em Foco) o festival abre espaço para os amantes de fotografia terem seus trabalhos expostos junto aos de profissionais renomados. Uma convocatória selecionou 20 melhores trabalhos entre vários inscritos. Eles estarão numa galeria a céu aberto ao lado da igreja matriz, cartão postal da cidade.

    Colecionadores também aproveitam o evento para adquirir obras de arte no já tradicional leilão, que nasceu com o festival em 2004 e tem curadoria exclusiva, feita por profissionais do mercado de arte e fotografia. “O pregão das imagens pretende, acima de tudo, estimular o colecionismo e ajudar a consolidar um mercado que cresce a cada ano” explica Mecarelli.

    Está na programação uma série de encontros e entrevistas abertos ao público no auditório da Casa de Cultura. Com entrada gratuita, as apresentações serão retransmitidas para vários pontos do centro histórico e via streaming para todo o mundo.

    Entre a programação, uma entrevista comandada pelo Milton Guran, com os famosos fotógrafos Antônio Guerreiro e Luiz Garrido . Batizada de “Retrato em dose dupla”, ela tem como tema 50 personagens que foram retratadas por ambos, como Sonia Braga, Sandra Brea e Luiza Brunet, entre outras.

    O casal de aventureiros Amyr e Marina Klink recebe os visitantes para uma palestra ilustrada sobre sua relação com o mar e as paisagens. No encontro, intitulado “Aventura sem fim: a fotografia na história das expedições”, o navegador e a fotógrafa ambiental falam sobre determinação e uma nova perspectiva de ver a vida.

    D. João de Orleans e Bragança, fotógrafo e trineto de D. Pedro II, discorre sobre o desenvolvimento da arte em entrevista conduzida pelo fotógrafo, pesquisador e editor de livros sobre os primórdios da fotografia no Brasil, Pedro Karp Vasquez. Dom João vai apresentar imagens de família e fotografias próprias. Pedro Vasquez vai ajudá-lo traçando as relações históricas ao longo da entrevista “De Dom Pedro a Dom João: a família imperial brasileira”.

    Outro encontro de destaque é o fotógrafo italiano radicado no Rio, Dario de Dominicis, que se dedica a projetos documentais. Ele vai compartilhar experiências fotográficas recentes, da festa de São Francisco em Canindé, no Ceará, ao estado de abandono e degradação da pesca artesanal na Baía de Guanabara, entre outros temas.

    Além das imagens documentais, as intervenções digitais ganham espaço na entrevista com Milton Montenegro e Levindo Carneiro que, além de viverem a transição para o digital, produzem trabalhos que apontam em direção à modelação 3D e realidade artificial.

    A fotografia das ruas e da gente brasileiras, feita por fotógrafos populares – que levam seus personagens ao protagonismo de suas comunidades, cidades e profissões – estará representada. Uma conversa franca sobre a presença da fotografia em comunidades pobres e periféricas, sobre inclusão e autorrepresentação, reúne os profissionais Ratão Diniz, formado na Escola de Fotógrafos Populares da favela da Maré, e Marcus Vini, um dos criadores da Semana da Fotografia de Madureira.

    Arthur Pugliese e João Machado vão tratar da fotografia como obra e construção. Pugliese representa o Coletivo Mestres da Obra, que implementa ateliês em canteiros de obras. João Machado, que foi pedreiro, vai apresentar sua obra fotográfica com registros poéticos sobre o sertão, a cultura popular e suas celebrações.

    Veja a programação completa no www.pefparatyemfoco.com.br

    Foto: Divulgação/Sara de Santis



    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sesc Verão 2024 tem programação em 28 municípios do estado
      Saiba Mais
      3º Encontro de Motociclistas no Mercado Municipal de Niterói
      Saiba Mais
      CCJF tem programação dedicada às mulheres em março, confira
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO