Dois meses após a sua individual “Ignição”, que surpreendeu o circuito carioca de artes visuais com desenhos de muita personalidade feitos com carvão e pólvora, Dado Oliveira é convidado pela Galeria Modernistas, em Santa Teresa, para sua quinta mostra solo, “Bruta Elaborada”, com abertura no sábado, 04 de junho, às 19h.
Depois de passar seis meses imerso num processo de desenho priorizando a força e o vigor, o artista migrou para a pintura, permitindo que o novo processo fosse influenciado pela brutalidade dos desenhos anteriores. “Isso foi premeditado, uma vez que, antes de começar a desenhar, eu já fazia essa projeção linear”, afirma o artista. “E agora as pinturas emergem com a mesma natureza rude, inevitavelmente, inclusive já estou me acostumando a canalizar as vibrações mais intensas da atmosfera social para fundamentar meu trabalho”, ressalta.
Destaques da mostra, os óleos sobre madeira "Antes da Chuva" e "Depois da Chuva", pinturas essencialmente humanas, carregam o profundo interesse do artista na pesquisa do indivíduo, desde sua vivência cotidiana nas relações interpessoais até aos dilemas íntimos diante da implacável existência. O resultado é uma pintura expressiva, texturizada, com equilíbrio de formas na composição e relação harmoniosa das cores
Duas forças caminham paralelas nessa nova caminhada do artista com pincéis e tintas. A primeira, involuntária, se dá pelos seus impulsos enérgicos que agora dominam os braços, depois de passar tanto tempo imprimindo energia no contato com a superfície. E, a segunda força, entra a partir de agora, com elaboração, e com uma pequena porção de leveza na combinação de cores e movimento das formas.
“Meu lado bruto quer se misturar agora com a minha paciência e delicadeza. Então sou capaz de materializar numa tela os sentimentos ou condições humanas a partir da composição de formas, raspadas e texturizadas”. A nova vivência artística o permite, hoje, pintar uma mulher trabalhadora sentada no jardim, com seu corpo cansado, no limite de sua tenacidade e da esperança, com uma expressão de dúvida. “Preocupo-me em transferir todas essas coisas intangíveis da alma para a tela, com as propriedades gráficas adquiridas no exercício do desenho em carvão e o poder plástico característico da tinta a óleo”.
Saiba mais sobre o artista e a exposição: https://www.youtube.com/watch?v=-f9NefHf_go&feature=youtu.be
Horários especiais: A Galeria é um anexo do Hotel Modernistas, é possível solicitar visita guiada por telefone, funcionando até 2h da manhã.