O “Mural Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro”, o projeto do Ateliê Cosmonauta Mosaicos, foi realizado no contexto da celebração do centenário de Darcy Ribeiro, antropólogo e educador brasileiro, considerado um dos maiores intelectuais do país.
E com atuação marcante na defesa dos povos indígenas e da educação pública, tendo sido o criador do Parque Nacional do Xingu e da Universidade de Brasília.
Os artistas John Souza e Natalia Reyes do Ateliê @cosmonautamosaicos produziram um painel de mosaico de azulejos de 4m2 inspirado na principal obra escrita por Darcy, o livro “O Povo Brasileiro”.
Durante o processo de produção do mural, que que foi de abril a junho, foram oferecidas oficinas gratuitas nas quais os participantes puderam aprender técnicas de mosaico e ao mesmo tempo contribuir na elaboração da obra que foi instalada no dia 6 de julho no muro da 1 Coordenadoria Regional de Educação no bairro da Saúde, zona portuária do Rio de Janeiro.
Ao todo foram 12 oficinas nas quais participaram cerca de 50 pessoas.
O projeto foi um dos contemplados no edital “100 anos de Darcy Ribeiro” com produção de Muriqui Cultural e viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da Oi, apoio da Oi Futuro e coprodução da Zucca Produções.