Despertar, por meio da poética e das emoções exteriorizadas, uma relação profunda entre expositores e visitantes. Essa é a premissa da mostra gratuita “De Dentro Aflora” que reúne 13 nomes das artes plásticas de diversas regiões do Brasil.
Entre eles, nomes que despontam no cenário artístico contemporâneo e outros já consolidados na cena das artes visuais, com trajetórias marcadas por múltiplas identidades, gerações, origens, gêneros, raças, classes e técnicas.
A partir de quinta-feira, 10 de julho, o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, abre para visitação de quarta a domingo, das 16h às 21h, até 14 de setembro.
Serão apresentadas pinturas que revelam sentimentos profundos relacionados às vivências pessoais, memórias ancestrais, espiritualidades, afetos e resistências. A mostra é assinada pelo produtor cultural Marco André Tosatth, da Ponte Cultural, responsável por importantes projetos de arte urbana e contemporânea no país.
Participam da mostra nomes como Ananda Nahu (BA), conhecida por obras multiculturais e cromáticas; Matheus Ribs (RJ), que as telas evocam um reencantamento afro-diaspórico da realidade; Ian Salamente (RJ), artista visual cuja produção é inspirada nos símbolos urbanos que permeiam a cultura brasileira e latino-americana; e Gugie Cavalcanti (DF), que une maternidade, vida e arte em suas pinturas e performances.
Também integram a exposição artistas como Luna Bastos (PI), Carla Duncan (PA), Manu Gomez (RJ), Thaís Iroko (RJ), Marcos Cacimba (PB), Luiz Pasqualini (SP), Jeff Alan (PE), e Cazé (RJ). Com diferentes técnicas, cada um compartilha, em sua linguagem, experiências que partem do interior para ganhar forma e sentido.