A Galeria da Gávea recebe, a partir de 26 de maio, a exposição Deixa falar, do fotógrafo Rogério Reis. Com curadoria de Evandro Salles, a mostra reúne cerca de 70 obras e marca o retorno de Reis ao universo do carnaval de rua carioca — mais de duas décadas após encerrar o consagrado ensaio Na lona, realizado entre 1986 e 2003.
A exposição apresenta fotografias inéditas produzidas em março de 2025, exibidas ao lado de imagens originais dos anos 1980 e 1990. Algumas dessas antigas obras serão mostradas em ampliações feitas a partir dos negativos quadrados 6x6 captados com a lendária câmera Hasselblad, usada por Rogério na época.
Deixa falar também traz a nova série Samba no pé, em que o fotógrafo investiga os rastros deixados pela passagem dos blocos carnavalescos — uma espécie de arqueologia poética da folia. Para Evandro Salles, curador da exposição, as imagens revelam “a existência do impossível”, conectando sonhos, desejos, fantasias e realidade. “O mundo interior se torna visível, materializa-se, reconfigura-se e se apresenta à luz do dia, apesar de sua aparente loucura e impossibilidade de existência”, escreve no texto de apresentação.
O projeto Na lona surgiu em meados dos anos 1980, quando Rogério fazia parte da agência de fotógrafos F4, que buscava independência na criação e distribuição de pautas. Nesse contexto, nasceram duas séries marcantes: Surfistas de trem (com Ricardo Azoury) e Na lona, inicialmente realizada em colaboração com Zeka Araújo (que fotografava em cor) e com o sociólogo Maurício Lissovsky, que oferecia suporte conceitual ao trabalho.
A ideia do ensaio surgiu logo após a inauguração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, em 1984. Com o foco da mídia voltado para o espetáculo das escolas de samba, Rogério decidiu registrar o carnaval anônimo, das ruas. Para isso, montava uma grande lona em locais como o Centro, a Zona Sul e os subúrbios, convidando foliões fantasiados a posarem ali mesmo. A proposta fez sucesso imediato e se estendeu por 17 anos, tornando-se referência na iconografia do carnaval carioca.
A exposição Deixa falar será inaugurada no sábado, 24 de maio, às 16h, em evento exclusivo para convidados. A visitação para o público começa no dia 26 e segue até 18 de julho, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.