Anita Schwartz Galeria de Arte convida o público para uma leitura de poesias na próxima quarta-feira, dia 19, em diálogo com a exposição "Inatividade contemplativa", que segue em cartaz até 22 de março. A ativação reunirá seis poetas cariocas da nova geração, que lerão poemas de autoria própria e de outros autores: Alexandra Maia, Joice Nunes, Laura Liuzzi, Luiza Mussnich, Mariano Marovatto e Stephanie Borges.
Em seu livro “Vita contemplativa: ou sobre a inatividade”, que inspira a mostra curada por Cecília Fortes, Byung-Chul Han reflete sobre a importância da contemplação, do ócio e da pausa. O filósofo sul-coreano critica a sociedade contemporânea, que valoriza o desempenho mecanizado e a hiperatividade, e investiga os benefícios do ócio, projetando um novo modo de vida que inclui momentos contemplativos de reconexão com a natureza.
“Mais para o final do livro, ele cita muito Novalis (pseudônimo de um poeta e filósofo alemão, do final do século XVIII), que falava sobre como a poesia reúne as pessoas em comunidade, em torno do exercício fundamental da escuta. Ele dizia que ‘por meio da poesia surge a simpatia e a coatividade supremas, a mais intima comunidade’.
Achei interessante que Chul Han também se refira à poesia como uma espécie de ‘arte da cura’. Para ele, o momento da escuta é um tempo de introjeção e de reconexão com o outro, simultaneamente. É ‘uma grande arte da construção da saúde transcendental’”, observa Cecília. “Surgiu daí a ideia de ativar a exposição "Inatividade contemplativa", a partir de poemas, e convidei a Luiza Mussnich para organizar esse encontro”, revela a curadora.
Outro ponto que inspirou o trânsito entre as linguagens da poesia e das artes plásticas foi o trabalho “Só por es-tar” (2009), da artista visual e poeta paulistana Lenora de Barros, que integra a exposição. Na obra, ela retrata um poema inscrito nas solas de seus pés, que remete diretamente à temática da mostra: “Estar em si, só por estar, saltitando sobre as sílabas do silêncio”.
Leitura de poesias
Organização: Luiza Mussnich
Inatividade Contemplativa
Curadoria: Cecília Fortes
Instagram: @ galeria_anitaschwartz
Visitação: segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h