ARTE E CULTURA >> Exposição

  • “Limites” exposição de Marcos Duprat

    Da Redação em 12 de Dezembro de 2016    Informar erro
    “Limites” exposição de Marcos Duprat
    Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti – Biblioteca Nacional
    ENDEREÇO: Rua México s/n – Centro
    CONTATO: (21) 3095-3879
    DETALHES:

    De 22/11/16 a 17/02/17 | De Terça a Sexta-feira, das 10h às 17h. Sábado, das 10h30 às 14h | Entrada Franca

    LINK: Clique aqui e visite o site
    O artista plástico Marcos Duprat expõe “Limites” mostra que reúne 60 obras sobre papel e tela que abordam as transformações do artista em sua linguagem pictórica da figuração - ou da imagem que descreve a realidade visível - para a criação de espaços e paisagens oníricas e cromáticas. Após um período de oito anos, de sua última exposição no Rio de Janeiro, e uma permanência de três anos no Nepal, Duprat reencontra o público carioca nessa mostra que ilustra etapas de seu amadurecimento e transformação de sua linguagem plástica ao longo de 40 anos de trabalho.

    Dentre as obras expostas, algumas são datadas de décadas anteriores como citações dos desdobramentos a partir da virada do século. As obras recentes apresentam radical renovação. A luz segue como elemento protagônico e de articulação. O plano pictórico compõe-se de áreas de cor em expansão, contruidas por pinceladas que obedecem a um ritmo concêntrico e radial e que criam superfícies que evocam ou configuram horizontes e paisagens cromáticas. A técnica de Duprat é a velatura, em que a cor resulta da superposição de pigmentos em camadas. Nas telas o meio empregado é o óleo, enquanto no papel usa óleo, pastel oleoso, aquarela e lápis. 

    A mostra, que foi exibida anteriormente no MUBE, Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, vem acompanhada do livro “Limites/Boundaries”, editado em 2015, e de novo catálogo editado pela Biblioteca Nacional. No texto de apresentação do livro, Vera Pedrosa assinala a transformação na obra de Marcos Duprat a partir dos seis anos de sua permanência no Japão, de 2000 a 2006, quando sua pintura sai do ateliê e se volta para a descrição da natureza com renovado vigor. Desde 2008, Duprat tem seu ateliê no Rio de Janeiro, e seu acervo pessoal conta com um número expressivo de pinturas, trabalhos sobre papel, desenhos, fotografias e esculturas.  



    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Casa Museu Eva Klabin: oficina lúdica e ateliê de restauro de obras de arte gratuitos
      Saiba Mais
      Exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” chega ao CCBB Rio
      Saiba Mais
      Fotógrafo Luiz Baltar inaugura a exposição “Rio de Cidades”
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO