ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Mostra ”Movimento Armorial 50 anos” apresenta no CCBB movimento criado por Ariano Suassuna

    Da Redação em 23 de Março de 2022    Informar erro
    Mostra ”Movimento Armorial 50 anos” apresenta no CCBB movimento criado por Ariano Suassuna

    Gilvan Samico Pe. Cícero Romão (Tríptico), 1974 - Óleo sobre aglomerado

    Local: Centro Cultural Banco do Brasil
    ENDEREÇO: Av. Primeiro de Março, 66 - Centro
    O Centro Cultural Banco do Brasil inaugura para o público no dia 30 de março, a mostra ”Movimento Armorial 50 anos”, que reúne arte, encontros musicais e conversas sobre a arte Armorial. Este movimento foi criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014). 
     
    Com curadoria de Denise Mattar a exposição denominada Armorial 50 apresenta cerca de 140 obras de arte (a grande maioria nunca havia saído do Recife) em diversos formatos contando com artistas importantes para o Movimento Armorial, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, entre muitos outros artistas que fizeram parte deste importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970. 
     
    “Fazer a curadoria da exposição comemorativa dos 50 anos do Armorial foi um desafio. São muitos artistas incríveis envolvidos, como Gilvan Samico, Francisco Brennand, Miguel dos Santos, Romero de Andrade Lima e o próprio Ariano Suassuna. Isso apenas falando das Artes Plásticas. Para dar conta da tarefa a exposição foi dividida em módulos que apresentam a Vida e Obra de Ariano, as fases do Movimento Armorial, e as Referências que eram a base de tudo: O cordel e as festas populares. A exposição tenta manter a magia, o humor, a alegria, as cores e a fantasia, que caracterizam a arte popular e o viés erudito do Armorial”, afirma Denise Mattar
     
    De 31 de maio a 13 de junho, o público terá um contato ainda mais profundo com este Movimento. Período em que Espetáculos Musicais e Conversas sobre a Arte Armorial entram na programação da exposição, que fica ambientada no CCBB Rio de Janeiro até 27 de junho, mês em que Suassuna completaria 95 anos.

    A exposição está organizada em núcleos, ambientada nas salas do segundo andar do CCBB Rio de Janeiro. Em cada um deles foi definido um tratamento expográfico exclusivo  [J.Borges - Dança de Zabumba, década de 1970 - Xilogravura] que traz à tona a diversidade, as tradições e as mais representativas raízes da cultura popular nordestina, tal qual idealizado por Ariano Suassuna. E, conforme explicitado pela produtora Regina Rosa de Godoy, de forma mágica, lúdica e plena de humor.


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Região Portuária vai ganhar novo mural de grandes proporções
      Saiba Mais
      Espaço Cultural do Surfe de Cabo Frio, conhecido como Museu do Surfe, é reaberto ao público
      Saiba Mais
      Rio de Janeiro ganha versão miniatura em famoso museu alemão
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO