O jornalista Antonio Augusto Brito está lançando o livro “Histórias de Botafogo 2”, continuação do primeiro volume lançado em janeiro de 2020.
Há histórias de crimes misteriosos, de nobres que viraram nomes de ruas, de ilustres moradores – de Carlota Joaquina a Rui Barbosa, Glauber Rocha e Barbosa Lima Sobrinho – ou de famosos que que estiveram internados no bairro – como Luz del Fuego, Heleno de Freitas e Paulo Coelho.
O livro contou com campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria e parcerias com o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e a Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (AMAB).
“Histórias de Botafogo 2” terá lançamento e sessão de autógrafos no dia 20 de maio, às 19h, na Estação Cavídeo, lojinha localizada no Estação NET Rio, em Botafogo.
Em seus 215 anos, Botafogo coleciona curiosidades e histórias. É o bairro do cemitério que mais parece museu e de importantes templos religiosos – desde a primeira sinagoga do Rio de Janeiro a igrejas que guardam memórias, como o túmulo da possível primeira santa carioca e da imagem da Nossa Senhora negra que teve o Papa João Paulo II como devoto.
“Muito se fala que Botafogo é bairro de passagem. A verdade é que um bairro de passagens – curiosas, divertidas, misteriosas, picantes. Este segundo volume é uma viagem no tempo que revela não só o passado do bairro, mas também da cidade e do país”, destaca o autor.
Dados técnicos:
Título: "Histórias de Botafogo 2"
Autor: Antonio Augusto Brito
Preparação de textos, revisão e copidesque: Carla Paes Leme
Foto de capa: Guido Dowsley