A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) chega à sua edição de 2025 entre os dias 5 e 14 de setembro, no Parque Nanci, com entrada gratuita. A inauguração tem show de Seu Jorge.
Neste ano, a grande homenageada será a escritora e educadora Conceição Evaristo, referência da literatura brasileira contemporânea.
Autora do conceito de Escrevivência, que dá título à edição, Evaristo é reconhecida pela escrita marcada pela força da voz feminina negra, transformando palavra em consciência, memória, luta e esperança.
Entre os confirmados estão Jessé Souza, autor de “A elite do atraso” e “O pobre de direita”, que dividirá a mesa de abertura com o jornalista Ruy Castro. O sábado (6/09) traz o filósofo Renato Noguera ao lado da escritora Kiusam de Oliveira para discutir as “AfroTopias”.
O domingo (7/09) terá os jornalistas Aline Midlej e Octavio Guedes no papo “Fatos e leituras”, além da mesa “Escrivivências da Quebrada”, mediada por Manoel Soares, com MV Bill, Rodrigo Santos, Jessé Andarilho e Wesley Barbosa, que representam a potência da literatura produzida nas periferias.
A programação acontece na orla do Parque Nanci, com entrada gratuita. Para comemorar os 10 anos, o evento terá a maior estrutura já realizada, com cinco tendas principais – incluindo espaço jovem, área infantil, tenda Papo FLIM e arena de autógrafos – além de um palco para shows musicais que encerram a festa de sexta a domingo.
A programação celebra também os dez anos da feira e inclui:
Lançamentos de livros de diferentes estilos
Palestras e sessões de autógrafos
Concursos e apresentações de cosplay
Exposições e oficinas
Shows musicais
Distribuição de Mumbuca Literária (vale-livro) para estudantes e educadores
Atividades na Tenda Jovem e outras atrações