ARTE E CULTURA >> Letras e Livros

  • Rio de Janeiro recebe a BiciBiblioteca, biblioteca itinerante que promove a leitura e a troca de livros

    Da Redação em 05 de Outubro de 2023    Informar erro
    Rio de Janeiro recebe a BiciBiblioteca, biblioteca itinerante que promove a leitura e a troca de livros

    O projeto BiciBiblioteca é uma biblioteca montada sobre rodas que oferece um acervo diversificado de livros novos para serem trocados por usados por crianças, jovens e adultos, fomentando o incentivo à leitura. 
     
    A biblioteca itinerante, que já está funcionando em Salvador, Recife e São Paulo, multiplica o saber com acervo de 6.500 livros para todos os gostos e todas as idades: levando um livro já lido, o leitor escolhe um exemplar novinho em folha para chamar de seu.
     
    A BiciBiblioteca estacionará todos os sábados, a partir do dia 7, na Feira da Teixeira Ribeiro, na Maré, das 10h às 16h. Além disso, estará todo primeiro domingo do mês, começando no dia 8 de outubro, na Praia de Copacabana, no Posto 3, das 10h às 16h. Nessas ocasiões, qualquer pessoa poderá levar um livro que já leu e trocar por um novo gratuitamente. 
     
    Além do Rio, a BiciBiblioteca já está em circulação nas capitais Salvador, Recife e São Paulo, por onde rodará até fevereiro de 2024.
     
    Durante a semana, a biblioteca itinerante visita escolas públicas, instituições e organizações sociais, que possuem algum tipo de atendimento ou serviço à população, como centros de convivência e espaços culturais.
     
    No final de semana, chega a espaços públicos com grande circulação de pessoas, como praças, feiras e avenidas fechadas para carros. Em ambas as situações, qualquer pessoa pode levar um livro que já leu e trocar por um novo livro.
     
    Paralelamente ao intercâmbio das obras, ocorrem  atividades de contação de histórias e leitura para as crianças.
     
    Em cada capital contemplada, o acervo de 6.500 livros é distribuído pelos polos selecionados em cada cidade.  Todo o acervo da BiciBiblioteca converge para uma gama diversificada de autores brasileiros e estrangeiros de todos os tempos, de todos os gêneros.
     
    A começar por “Era uma vez”, de Hans Christian Andersen e Irmãos Grimm, “Narizinho e o príncipe Escamado”, de Monteiro Lobato, “O menino azul”, de Cecília Meireles, “O menino maluquinho”, de Ziraldo, “A luz como água”, de Gabriel García Márquez, a coleção completa de “Harry Potter”, de J. K. Rowling,  “Meu crespo é de rainha”, de Bell Books, e “Caderno de rimas do João” e “Caderno sem rimas da Maria”, ambos de Lázaro Ramos.
     
    Em braile, o acervo conta com “O menino que via com as mãos”, de Alexandre Azevedo, “O que será que a bruxa está lavando”, de Elizete Lisboa.
     
    Já para os jovens, o acervo traz títulos como “É Assim que Acaba: 1” e “É assim que começa”, de  Colleen Hoover, que estão na lista dos mais vendidos em 2023, e “Heartstopper: Dois Garotos, um encontro”, de Alice Oseman, que virou série de sucesso na Netflix.
     
    Para os adultos, o acervo traz os bestsellers “Coração de Tinta”, de Cornelis Funke, “Hibisco Roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie, “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro, e diversas biografias de personagens importantes do Brasil e do mundo como Rita Lee, Nelson Mandela e Ingrid Silva.
     
    Idealizada pela FGM Produções Culturais, a BiciBiblioteca busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando também com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta é capaz de mobilizar. Criado em 2017, antes de chegar às quatro cidades da atual edição, o projeto já passou por Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE), Cambé (PR) e Araçatuba (SP).
     
    Para saber mais sobre o projeto, acesse @bicibiblioteca no Instagram e Facebook.
     
    Feira da Teixeira Ribeiro – Maré
    Dia da semana: sábados, das 10h às 16h - a partir de 7 de outubro
    Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, Nova Holanda (Maré)
     
    Praia de Copacabana
    Dia da semana: sempre no 1º domingo de cada mês
    Início: 8/10/2023; das 10h às 16h
    No Posto 3, na altura do na altura do número 2112 da Av. Atlântica


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Professor da UFF recebe o Prêmio Camões de Literatura
      Saiba Mais
      Poetas têm até 10 de maio para se inscrever no Prêmio Claudio Willer
      Saiba Mais
      Antologia do Remorso, coletânea de contos de Flávia Prosdocimi, é inspirada no universo trágico de Nelson Rodrigues
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO