Chega às livrarias em setembro,“Olho nu”, novo livro do fotógrafo carioca, Rogério Reis. A publicação reúne um apanhado do trabalho de Rogério, cuja trajetória marca cerca de 40 anos ininterruptos. O valor arrecadado pelo autor nas vendas do livro pelas livrarias será doado para um projeto social na cidade do Rio de Janeiro.
Todo em preto e branco, bilíngue (inglês/português), Olho Nu é dividido em trabalhos conhecidos de Rogério Reis, como Na Lona, Ninguém é de Ninguém, momentos de sua longa carreira como fotojornalista que traz imagens históricas como o belo retrato de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), de 1982, quando o poeta completava 80 anos, produzido para o Jornal do Brasil (JB).
E ainda, os surfistas de trem do ramal de Japeri do Rio de Janeiro, trabalho de repercussão internacional, para a Agência F4, entre outras imagens deslumbrantes nas ruas e praias do Rio de Janeiro, muitas inéditas como as freiras no Leblon, RJ, que referenciam o instante decisivo Bressoniano.
Olho Nu faz, portanto, uma linda homenagem à fotografia de rua, muito utilizada no século XX e um pouco esquecida com a digitalização das imagens.
“Este livro para mim é um reencontro editorial com a fotografia de rua” afirma Rogério Reis.
Com capricho editorial, o livro traz, ainda, o registro de uma instigante conversa do autor com o editor do livro, o fotógrafo paulistano João Farkas; a artista e professora paraense Mayra Rodrigues; o fotógrafo paulista Edu Simões; o jornalista e professor carioca Rosental Alves; a historiadora fluminense Ana Mauad e o historiador carioca Maurício Lissovsky, um elenco estelar da produção e do pensamento da arte, da imagem fotográfica e da história social brasileira.
Fonte: A Dois Comunicação