ARTE E CULTURA >> Música

  • Bossa Nova, o samba de apartamento que encantou o mundo

    Da Redação em 04 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Bossa Nova, o samba de apartamento que encantou o mundo

    A Bossa Nova é um estilo musical surgido no final dos anos 50 que teve como protagonista principal o baiano João Gilberto. Afinal, foi ele que inventou a batida e a dedilhada diferente de tocar violão que encantaram o Brasil e o mundo. E não só isso, o canto macio e baixinho aposentou o estilo lírico que predominava na música brasileira.
     
    A Bossa Nova era chamada de “samba de apartamento” em função dos primeiros encontros musicais aconteceram no apartamento da então jovem cantora Nara Leão e, ao contrário do samba, menos barulhentos.
     
    Nota da redação: todos os depoimentos desta matéria foram feitos ao Bafafá. Clique no link de cada nome para ler as entrevistas completas.
     
    Um dos fundadores do estilo, Roberto Menescal conta que o nome nasceu por acaso, quando um grupo de músicos foi acompanhar a cantora Sylvinha Teles num show no Hebráica. “O produtor não sabia o nome da gente e acabou colocando na placa Sylvinha Teles e o grupo Bossa Nova. Acabamos saindo dali com um nome”.
     
    Menescal afirma que o estilo criado por João Gilberto surpreendeu a todos ao passar para o violão a batida do tamborim. “Ele criou uma nova forma de samba”.
     
    A cantora Miúcha, que viria a casar com João Gilberto, enfatiza que, ao contrário do que muita gente pensa, foi a Bossa Nova que teve uma grande influência no Jazz. “Até hoje se usa este estilo no Jazz”. Para a irmã de Chico Buarque, até então a música brasileira era empostada e as letras melodramáticas. “Isso mudou muito com o João”.
     
    Marcos Valle afirma que a bossa nova é uma maneira diferente de se tocar o samba tradicional. Segundo ele, a harmonia da Bossa Nova era mais sofisticada já que os sambistas não tinham muito conhecimento de música. “Mas, sem o samba tradicional e o jazz, a bossa nova não existiria”, completa.
     
    Para Francis Hime, a bossa nova tomou vulto internacional depois que o Frank Sinatra convidou Tom Jobim a gravar em conjunto um disco só com músicas da bossa nova. “João Gilberto pegou essa coisa do violão que foi fundamental para dar a junção com a música do Tom”.
     
    Segundo o cantor Sérgio Ricardo, João Gilberto descobriu uma forma diferente de tocar o samba, uma forma mais rica harmonicamente que acabou contaminando uma geração. “Contaminou a mim, João Donato, Tom Jobim, Carlos Lyra. Era uma batida gostosa. Ai veio o Vinícius de Moraes e começou a escrever letras para as músicas. Ficou interessantíssimo, entrou na cabeça das pessoas uma linguagem que irradiou”.
     
    O pianista João Donato, outro expoente da Bossa Nova, afirma que ela é um samba de apartamento, menos barulhento, na base do violão acústico, sem pandeiro e tamborim. “A influência do jazz tornou a nossa música um pouquinho diferente, principalmente a partir da bossa nova”.
     
    Texto: Ricardo Rabelo, editor da Agenda Bafafá
     
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rock in Rio 2024: Palco Sunset terá Planet Hemp convidando Pitty e show do Barão Vermelho
      Saiba Mais
      Ivan Lins lança álbum inédito com a Big Band George Robert Jazz Orchestra, ouça
      Saiba Mais
      Contagem Regressiva: Rock in Rio a 100 Dias da Abertura
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO