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  • Rio Music Market : o mercado da música em debate no CRAB

    Da Redação em 03 de Dezembro de 2019    Informar erro
    Rio Music Market : o mercado da música em debate no CRAB
    Local: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
    ENDEREÇO: Praça Tiradentes, 69 a 71, Praça Tiradentes
    DETALHES: Passaportes a R$ 360, com direito a participar de todo o evento
    LINK: Clique aqui e visite o site
    Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Rio Music Market (RMK) realizará a sua sétima edição, atraindo mais de 60 profissionais originários de países como Bélgica, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Chile, além do Brasil, para participar de cerca de 30 painéis sobre as transformações e novas oportunidades na indústria da música no mundo.

    Plataformas de streaming, associativismo, pagamento de royalties, tecnologias disruptivas, o direito “making available” e tendências para o futuro breve são alguns dos assuntos em pauta nas instalações do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes. 
     
    “O mercado da música gravada passa por uma fase de renascimento. O Rio Music Market é a plataforma ideal para encontrar especialistas nacionais e internacionais e aproveitar ao máximo as oportunidades. Com planejamento, conhecimento e networking podemos construir um futuro melhor”, diz Carlos Mills, presidente da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), realizadora do RMK em parceria com o SEBRAE/RJ.
     
    Ao todo serão promovidos mais de 30 encontros entre profissionais do setor ao longo de três dias, além da noite de abertura no Theatro Net Rio, em Copacabana, e de duas noites de showcases no Dumont Arte Bar, na Gávea. O Rio Music Market também acolhe a última edição do ano GiRo Digital ABMI, projeto que percorreu sete estados brasileiros em 2019, apresentando workshops com especialistas.

    Direitos autorais e festivais entram no debate do primeiro dia
     
    Um dos momentos que mais prometem nesta edição será logo na abertura das mesas: uma entrevista com os executivos Helen Smith (Bélgica), Charlie Phillips (Reino Unido) e Isabel Amorim - superintendente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) - prevista para terça, dia 10, das 10h30 às 11h30. A proposta é falar sobre a nova diretiva europeia de direitos autorais, competição, gestão de metadados centralizados e entrará em pauta a recente medida provisória que o presidente Jair Bolsonaro assinou, isentando hotéis e navios do pagamento de direitos autorais.
     
    Em seguida, das 11h30 às 12h30, a Deezer fará um workshop e o Facebook se apresentará no Rio Music Market das 14h às 15h. Ainda no primeiro dia, haverá uma mesa sobre Festivais Nacionais e Internacionais, reunindo Monique Dardenne (Women’s Music Event, de São Paulo), Jarmeson de Lima (Festival Coquetel Molotov, de Recife) e Paula Abreu (Citypark Foundation Summer Stage, de Nova York). O jornalista Leonardo Lichote foi convidado para mediar essa conversa.

    O nicho dos documentários, o papel dos empresários e a afinidade da música com a literatura são temas em destaque
     
    A estrela do segundo dia do Rio Music Market será o painel Documentários Musicais. Na quarta, dia 11, das 11h15 às 12h30, Jom Tob Azulay (Doces Bárbaros), Aline Brufato (falará sobre o documentário de Patrícia Terra sobre Semente), Marcus Fernando (filmes sobre Torquato Neto e Aldir Blanc) e Paulo Henrique Fonteneles (do famoso “Loki”, sobre o Mutante Arnaldo Baptista. Ele está rodando um doc sobre Cássia Eller) se reúnem para trocar uma ideia com mediação de Paulo Mendonça. Ainda na quarta-feira, o fundador do respeitado veículo britânico Music Ally, Paul Brindley, trará uma visão atual sobre as principais tendências do mercado.

    Já no terceiro e último dia, será a vez de conversar com Beco Dranoff (Brazilab), Rommel Marques (Chitãozinho e Xororó), Luis Felipe Couto (Moska e Chico César), Flora Gil (Gilberto Gil) no painel “O que faz o Empresário Artístico?” mediado por Anita Carvalho, empresária do Diogo Nogueira. Das 14h às 15h, a mesa Música e Literatura vai aproximar as ideias de Joyce Moreno, Rodrigo Faour e Pedro de Luna, com mediação do jornalista Hugo Sukman, sobre a ligação das duas manifestações artísticas.

    Outro encontro que promete esquentar o encerramento do evento é a mesa sobre Políticas Culturais, com a participação do ex-Ministro da Cultura, Marcelo Calero, da ex-Secretária Municipal de Cultura, Mariana Ribas e Carlos Mills, presidente da ABMI, mediados por Daniel Neves, presidente da Anafima e da Fremúsica, associação que advoga pelo setor no Congresso Nacional.

    >> Júlia Vargas recebe Mestrinho e João Donato no show de abertura. Saiba mais AQUI
     
    Showcases:
    Novidade da sétima edição: pela primeira vez haverá duas noites de showcases, a serem realizadas em 10 e 11 de dezembro, às 19h, no Dumont Arte Bar, na Gávea. Com curadoria de Aline Brufato, também produtora, a extensão sonora do evento apresentará quatro artistas brasileiros (Negra Jaque, Jonathan Ferr, Letto e Computambor, duo de Marcos Suzano e Marcelo Vig) na terça, dia 10 (saiba mais AQUI), e quatro chilenos (Yorka, Chakranegra, Fakinmono e Reptilian Beats) reunidos na Noite MUSTACH #ChileRebelde na quarta, dia 11 (saiba mais AQUI).
     
    Entrada gratuita para credenciados. Ingressos a R$ 20.
     


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