Òrò, do iorubá, pode ser traduzido como palavra. Mas a palavra já existe antes de ser dita porque ela é presença. E quando a presença ganha vida no corpo, ela se transforma e revive em tudo e em todos. O espetáculo Òrò chega em Santa Teresa com a proposta de ir além de uma contação de histórias, mas sim como uma experiência conduzida pela atriz e educadora Tatiana Henrique.
O monólogo surge da tese de doutorado de Tatiana Henrique, articulando História e Filosofias Africanas da Arte e História do Teatro Africano, fundamentado no Teatro Ritual de Máscaras. E o palco para a celebração da dádiva dos saberes ancestrais que vivem ao longo dos tempos é o Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria.
Nele, a encenação, a dramaturgia e o pensamento crítico se fundem em uma palestra-performance onde Òrò parte de um ìtàn (lenda ou mito africano) que conta sobre o início de tudo e do nada. Oludumare (a Força da Criação para o pensamento iorubano) sugere que Ogbon (a sabedoria), Oye (o conhecimento) e Imó (a compreensão) venham viver na Terra. Ao fazerem isso, as três forças se juntam em uma força maior nomeada Òrò: a palavra, que antes mesmo de ser enunciada, já é potência de tudo que poderia vir a ser criado.
Como define Tatiana Henrique, que dirige, produz e atua no espetáculo: “Òrò traz o poder da palavra na cultura iorubá e como ela se relaciona com as artes cênicas, fazendo dessa relação, uma ponte do Brasil com o continente africano”.
Com o objetivo de repovoar o imaginário, ampliando a dimensão simbólica das filosofias de matrizes africanas, o monólogo tem classificação livre e intérprete de LIBRAS, e se coloca como um convite a todos que desejam uma experiência repleta de ancestralidade e saberes.
O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura. E é uma realização da Obalufônica, uma criadora de ações artísticas e educativas coordenadas por Tatiana Henrique e Hebert Said, que trazem projetos fundamentados nas linguagens artísticas das culturas africanas, afro-brasileiras, dos povos originários do território brasileiro e indiana, e que também apoia trabalhos de outros coletivos.
Ficha técnica:
- Dramaturgia, Direção, Produção, Atuação - Tatiana Henrique
- Direção Técnica, Iluminação e Som - Hebert Said e Junio Nascimento
- Tradução em LIBRAS - Sheila Martins
- Produção Executiva - Bruno Ambrósio