Segundo dados do IBGE, até 2030, o grupo de pessoas de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos. Em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.
Embora a expectativa de vida tenha aumentado e junto com ela a preocupação com a qualidade de vida, ainda é muito grande o número de idosos sedentários. Falta de hábito, insegurança, falta de companhia, enfim, podem ser vários os motivos.
Foi pensando nisto que o professor de Educação Física Alceu Nobre, formado pela UERJ, criou o projeto Círculo, para pessoas acima de 60 anos, com atividades leves, de equilíbrio, de movimentos funcionais, visando a autonomia e a saída do sedentarismo.
Inclui ainda rodas de conversas, de poesias, de trocas de experiências e ideias e até sessões de meditação para acalmar a mente.
Os encontros são semanais com dia e horário fixo, com duração de 1 hora e 10 minutos e podem acontecer em condomínios, salões de festas ou lugares ao ar livre.
O participante do Círculo escolhe as atividades que quer participar, tendo liberdade para se inserir quando quiser.
A duração pode ser indeterminada e sempre personalizadas e atualizadas de acordo com as situações do cotidiano de cada um.
Informações: 21 98851-7073
Foto: O Atma