O antigo Moinho Fluminense, na Região Portuária do Rio de Janeiro, será desapropiado. A medida foi anunciada pela Prefeitura através de um decreto publicado no Diário Oficial do Município.
De acordo com o decreto, os terrenos serão leiloados. As condições da licitação incluem ações para promover a renovação urbana da área. Além disso, o decreto destaca que as normas podem exigir a construção e instalação de equipamentos específicos para a revitalização da região.
Essa medida foi anunciada depois da desapropriação do terreno do Gasômetro para construção do estádio do Flamengo. O Moinho Fluminense foi a primeira fábrica brasileira de moagem de trigo.
O imóvel que foi o maior moinho de trigo do país está desocupado desde 2015, quando a fábrica foi transferida para a Baixada Fluminense. Desde então, passou por dois proprietários, mas os planos anunciados não se concretizaram.
— Esse é o típico caso de um imóvel importantíssimo para a cidade, que o setor privado segura e especula. O Moinho é vital para revitalizar a área do Porto Maravilha — afirmou o prefeito.
Em 2015, o fundo de investimentos Vince Partners adquiriu o imóvel. A proposta era construir torres comerciais, convertendo os antigos silos de armazenagem de trigo em 200 quartos de um hotel boutique. Mas, nada saiu do papel, o que motivou a desapropriação por parte da prefeitura.
Fonte: BandNews