Saquarema, na Região dos Lagos, inaugurou o novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, no complexo conhecido como Cidade da Saúde, no bairro Verde Vale.
A unidade, erguida em uma área de 40 mil metros quadrados, tem 86 leitos e 717 funcionários, sendo 72 deles médicos.
De acordo com o coordenador de Atendimentos do hospital, Cesar Alencar da Silva Ramos Júnior, serão realizadas por mês 155 cirurgias, de 11 especialidades, principalmente ortopédicas. As seis primeiras operações estão marcadas para esta quarta-feira (15/3).
Os leitos do novo hospital foram distribuídos da seguinte forma: 40 de Enfermaria Adulto; dois de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica (seis clínicos e seis cirúrgicos); um de Isolamento Pediátrico; 10 de UTI Adulto e outros 10 de UTI Pediátrica; três de urgência e emergência e oito de unidades intermediárias.
Já o Centro Cirúrgico possui quatro salas e três leitos de recuperação anestésica e está estruturado para realizar diversos tipos de procedimentos nas especialidades de Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Ginecológica, Quimioterapia, Clínica Médica, Pediatria Clínica, além de Atendimento Odontológico Cirúrgico, inclusive para pacientes com necessidades especiais (PNE).
No primeiro momento, o hospital funcionará com regime de porta fechada, recebendo os pacientes de forma referenciada pelas outras unidades de emergência e urgência do município e para as cirurgias eletivas referenciadas pela Central de Regulação.
Além das cirurgias oncológicas, outro serviço bastante esperado pela população é o tratamento oncológico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde montou no novo hospital uma sala coletiva de Administração de Quimioterápicos, equipada com um leito e oito poltronas de medicação.
Convênio universitário
O hospital será administrado por meio de convênio firmado com a Universidade de Vassouras. A unidade funcionará como um hospital universitário e de pesquisa, oferecendo procedimentos de baixa, média e alta complexidades, onde professores, doutores e médicos residentes prestarão todos os atendimentos.
- É um hospital de médio porte, com atendimento em procedimentos inclusive de alta complexidade - destacou o secretário Municipal de Saúde, João Alberto Oliveira.
Para a prefeita Manoela Peres, o novo hospital representa um grande passo no processo de revolução da saúde pública saquaremense.
- A população ganhou um espaço com atendimento de qualidade, sem precisar recorrer a outros municípios, como era feito antigamente. É a realização de um sonho para todos nós - comemorou Manoela Peres.
A Cidade da Saúde é um complexo que abrigará também as clínicas da Mulher, da Criança, do Idoso e Cardiovascular, os centros de Imagem, Reabilitação, Odontológico, Oncológico e de Hemodiálise, além de uma nova creche. O Hospital Porphírio Nunes de Azeredo, por sua vez, continua atendendo, regularmente, no bairro Bacaxá.
Fonte e foto: Governo do Estado RJ