Ainda este ano, viaturas da Polícia Militar do Rio de Janeiro vão circular com câmeras embarcadas com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas. Serão instalados equipamentos em 2.839 veículos usados na atividade-fim.
O contrato, em regime de comodato e validade de 30 meses, foi vencido pelo Consórcio RJ Vigilância e Inteligência, que vai instalar as câmeras, gerir o armazenamento das imagens e prestar assistência técnica. A instalação começa em novembro e vai até 2026.
Cada viatura terá três câmeras: uma interna e duas externas na parte frontal do teto. Uma será para leitura de placas e a outra para reconhecimento facial. As imagens serão exibidas em um monitor no painel e transmitidas em tempo real, com GPS para localização das viaturas. O armazenamento será de 60 dias nas gravações de rotina e um ano nas ocorrências.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) já monitora imagens do programa 190 Integrado e de mais de 13 mil câmeras corporais portáteis em uso em todas as unidades.
O Governo do Estado investiu R$ 114,8 milhões no projeto.
Fonte: Governo do Estado RJ