Em pleno bairro do 15º arrondissement, em Paris, se esconde até dos parisienses uma rua que é um charme e cujo nome nos é familiar no Brasil. É a "Villa Santos-Dumont", um lugar tranquilo, encantador e com muito charme.
Localizada no sudoeste de Paris, a rua que inicialmente chamava Villa Chauvelot ganhou esse nome em 1943 em homenagem ao aviador brasileiro Alberto Santos-Dumont (1873-1932). A vila tem 25 casas construídas em 1920, todas com jardim na frente, muitas árvores e plantas.
Ao longo da primeira metade do século XX, este beco recebeu alguns dos maiores artistas parisienses. A casa nº 3 foi do escultor Ossip Zadkine que viveu lá mais de 35 anos. Seus vizinhos ilustres foram o escultor Fernand Léger, o pintor Corebellini, o mosaicista Gatti, além do cantor Georges Brassens.
O acesso à Villa se dá pela Rue Santos-Dumont, também uma pequena via em homenagem ao aviador brasileiro. Esse é um cantinho dos cantinhos de Paris que muito parisiense nunca ouviu falar, muito menos botou os pés (ver mapa).
Fonte: Vivre Paris e Wikipedia