MAIS COISAS >> Compras

  • Túlio Mariante: o curador do design brasileiro

    Da Redação em 24 de Agosto de 2017    Informar erro
    Túlio Mariante: o curador do design brasileiro

    Há 15 anos, o designer Túlio Mariante inaugurava a loja Novo Desenho, no Museu de Arte Moderna do Rio, dedicada unicamente ao design brasileiro. No local, o público encontra mais de 300 itens entre móveis, utilitários residenciais, luminárias, brinquedos, jóias e bijuterias, impressos, livros e uma infinidade de produtos que têm em comum a originalidade, a criatividade e a beleza. O interessante é que os produtos da loja são criados por designers renomados como Sérgio Rodrigues e os irmãos Campana ou até oriundos de comunidades carentes. O sucesso é tanto que há quatro anos, ele inaugurou mais uma loja, desta vez no Museu de Arte do Rio. O critério principal para expor nas duas lojas é as peças expressarem brasilidade. “Repensar a função dos produtos é algo extramente brasileiro, pois aprendemos com as dificuldades a criar soluções criativas”. Túlio, além de comprar peças, também consigna. “Quase sempre fico com os produtos durante três meses para ver a sua aceitação. Dependendo disso, defino sua compra ou a escolha de outro produto”.
     
    Formado pela Escola Superior de Design Industrial ESDI – Túlio é também curador de design do MAM. “Pretendo transformar o MAM no primeiro espaço cultural do Rio associado ao design brasileiro e montar um acervo de excelência no local”, assegura. Ele já realizou no MAM a exposição Oitis 55 com uma cooperativa de 23 empresas de design carioca e a mostra denominada “O design e a madeira” que exaltava a principal matéria prima do design de nosso país. “Afinal, até o nome do Brasil é oriundo de uma árvore”, lembra. Ele planeja também a exposição “O design e o barro” contando a história do barro na cultura brasileira. “Em qualquer lugar do interior, a casa é de barro, a panela é de barro, são muitas coisas de barro e o designer tem um importante papel na criação de produtos com essa matéria prima”.
     
    Túlio destaca ainda o crescimento do design brasileiro no exterior. “Existem oito lojas em Paris que vendem produtos brasileiros e, em Lisboa, abriu uma loja chamada Pau Brasil dedicada à criação brasileira”.
     
    Conhecer as lojas de Túlio é um colírio para os olhos. E o melhor: os preços não são exorbitantes e temos a certeza de encontrar peças exclusivas. Palavra do Bafafá!
     


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Tonico Pereira e seu TPM brechó, um cantinho maneiro em Botafogo
      Saiba Mais
      Centro Comercial Copacabana faz 70 anos antenado na modernidade
      Saiba Mais
      Loja Mão Brasileira abre as portas no CCBB Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO