Ao caminhar pela Rua do Passeio, muitos nem percebem que ali, há mais de 50 anos, está localizada a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), da UERJ.
Fundada em 1962, onde era uma antiga caserna, a ESDI conta atualmente com 400 alunos e 30 professores, oferecendo cursos nas áreas de Desenho de Produtos, Programação Visual, Integração Cultural e Arquitetura e Urbanismo.
A escola dispõe de uma infraestrutura moderna, com cinco salas de aula, oficinas de metal e madeira, oficina de prototipagem equipada com impressoras 3D e outras máquinas de última geração, oficina gráfica, laboratório de fotografia, uma biblioteca especializada em design, incubadora de projetos e uma sala de projeção.
A ESDI ocupa um amplo terreno localizado atrás da Escola de Música da UFRJ. Por muitos anos, permaneceu escondida, pois sua entrada era pela Rua Evaristo da Veiga. Desde 2017, com a abertura de uma nova entrada pela Rua do Passeio, mais cariocas têm descoberto essa joia.
O antigo edifício da década de 30 foi pintado de preto e impressiona pelos corredores cercados de árvores.
A ESDI goza de grande prestígio e mantém parcerias com renomadas instituições internacionais, como a Escola de Design da Alemanha (HFG) e a L'École de Design de Nantes, na França.
Entre as atividades oferecidas, estão técnicas de tipografia em quadro de giz, design thinking e inovação, figurinismo, costura, origami, cinema e cultura contemporânea.