O ovo é um alimento altamente nutritivo e muito consumido, principalmente depois que saiu da lista negra dos que aumentam o colesterol. Mas, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos ter sérios problemas de saúde por conta de uma bactéria, a Salmonella sp.
Antigamente essa bactéria era encontrada somente no intestino das aves e nas cascas dos ovos. Mas hoje, por conta de uma evolução, é facilmente encontrada também na gema. Por isso, gemadas, maioneses caseiras, mousses e outros alimentos preparados com gema crua não devem ser consumidos, a menos que sejam usadas gemas pasteurizadas.
Os sintomas mais comuns neste tipo de contaminação são: diarréia, vômitos e febre entre 12 e 72 horas após o consumo. E, como pouca gente se lembra do que comeu 3 dias antes, nem vai imaginar que o inocente ovo frito com gema mole do café-da-manhã pode ter sido o causador de tal estrago.
A Salmonella sp é facilmente eliminada pelo calor, se bem cozido não há riscos para a saúde. Algumas dicas básicas para evitar a contaminação:
- Não comprar ovos com a casca rachada;
- Verificar se os ovos estão estocados em local arejado, limpo e fresco, longe de fontes de calor e de preferência refrigerados;
- Conferir o prazo de validade;
- Não lavar os ovos antes de armazenar, pois o processo de lavagem retira a película protetora existente na casca, facilitando a entrada de microrganismos no seu interior. Lave-os somente na hora que for consumir;
- Lavar as mãos logo após tocar os ovos ou colméias.