MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • 14 escolas de samba vão produzir aventais e máscaras para sistema de saúde e escolas

    Da Redação em 05 de Abril de 2020    Informar erro
    14 escolas de samba vão produzir aventais e máscaras para sistema de saúde e escolas

    A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) está coordenando uma ação com as 12 escolas do Grupo Especial, além da União da Ilha e Estácio de Sá (que desfilaram em 2020 na elite da folia), para produção de aventais para rede pública de saúde e máscaras para comunidades das agremiações no combate ao Covid-19, o novo Coronavírus. 
     
    “Consultamos todas escolas e a adesão foi unânime. É uma força-tarefa. Algumas já estão produzindo máscaras, doando cestas básicas e material de higiene pessoal. Todas vão participar da produção de máscaras e aventais. Recebemos a orientação de médicos do Hospital do Fundão (UFRJ), da Fiocruz, além da secretaria municipal de Saúde, para identificarmos os insumos necessários e os modelos para produção”, disse.
     
    Segundo Castanheira, a coordenação da Liesa envolve também o contato com fornecedores que possam contribuir com os insumos para a produção dos aventais e máscaras.
     
    “Algumas escolas vão utilizar seus barracões para produção, outras preferem usar pontos mais próximos das comunidades ou suas quadras. Estamos buscando soluções para diminuirmos o impacto do vírus. A ideia é ter seis costureiras por escola. A Liesa vai dar uma remuneração básica. Isso por 30 dias e vamos vendo a demanda e necessidade de todas. Já temos instruções de voluntários, médicos, que querem ajudar para desenvolvermos os aventais e máscaras”, explicou.
     
    O presidente da Liesa frisou a importância do uso das máscaras, após a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
     
    “A máscara é uma forma de proteger a gente e as outras pessoas. Esse momento é crucial para trabalharmos juntos nessa força-tarefa e ajudarmos quem nos ajuda o ano inteiro. É o momento de darmos as mãos e sairmos dessa crise. Para não deixarmos a população sofrer um impacto maior. As escolas e os sambistas sempre são solidários”, afirmou Jorge Castanheira.
     
    Uso de aventais passa de 2 mil em hospital do Rio
     
    Para se ter uma ideia, só no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para tratamento da Covid-19, chegam a ser utilizados por dia 2 mil desses capotes – que são parte dos equipamentos de proteção individual (EPI). Por ser um material descartável, é necessária a reposição constante dos estoques. O presidente da Vila, Fernando Fernandes, diz que, “para quem costura para o carnaval, fazer os capotes será moleza”. Ele colocará seis costureiras encarregadas da missão: “A escola sempre ajuda os cariocas com várias ações sociais e não ia deixar de abraçar essa causa”.
     
     


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Em reunião do G20, Brasil defende taxação de super-ricos no mundo para financiar medidas contra pobreza e crise climática
      Saiba Mais
      Hotel Inglês sofre com o abandono e invasão de moradores de rua
      Saiba Mais
      Obras do novo museu Casa Geyer estão em ritmo acelerado
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post beneditocglima:
        Parabéns,belissima iniciativa.Merece todos os aplausos possiveis. Oxalá as Entidades Carnavalescas de Corumbá ms pudessem aqui fazer mesma coisa.Porém não existe projeto nesse sentido. Carnaval aqui é apeas desenvolvido para os dez dias do Tríduo,passado o Grande Desfile da Passarela na Avenida,o povo se dispersa,não existe interesse além do umbigo carnavalesco. Ninguém se reune para outras ações. Mesmo porque a grana recebida é toda dissolvida no evento. Uma grande pena.

      • Comentário do post Wallace Menezes:
        Elas, COMO SEMPRE, dando um Show de Cidadania, mesmo sendo tao marretadas por certos "Políticos-Religiosos" por aí !

      • Comentário do post Oswald Fsouza:
        Muito bom!!! Deus abencoe essa galera. Toda ajuda é bem vinda. O país esta se despedaçando com as medidas de governantes inconsequentes. QuarentenaVertical já!

      • Comentário do post Sirlene:
        Espero que minha Portela esteja participando.

      • Comentário do post Efigenia Duarte:
        Espero que tenham especial cuidado com os que farão as máscaras.



DIVULGAÇÃO