Os testes em massa drive thru contra o novo coronavírus deverão começar na próxima semana no Estado do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos. Os detalhes de como será a operação ainda estão sendo definidos.
Para possibilitar a testagem em grande volume, o Governo do Estado comprou 1,2 milhão de kits de teste rápido em massa de covid-19. O lote inicial de 700 mil unidades, segundo a SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde), chega nesta semana. A previsão é que o restante chegue ainda em abril. Além dessa compra, outros 200 mil testes rápidos foram doados pela Petrobras e chegarão na próxima quinzena, totalizando 1,4 milhão de testes.
"Chegará uma remessa grande de testes rápidos. Com isso nós faremos a testagem a partir da semana que vem. Estamos organizando o melhor protocolo para isso, a testagem da população, para entendermos a prevalência do vírus em nosso meio. Já estamos alinhados com o Detran, de tal forma que os postos serão utilizados. Uma empresa de telefonia já colocou à disposição uma rede de smartphones e linhas que serão necessárias para o processo de testagem e monitoramento das pessoas. Até sexta-feira (3) a gente terá a estratégia desenhada para anunciar quando será na semana que vem", disse Edmar, durante coletiva de imprensa.
Para dar suporte ao aumento do número de testes, a capacidade de testagem biomolecular realizada no Lacen (Laboratório Central Noel Nutels) vai duplicar nas próximas semanas, segundo a SES-RJ. Nesse caso, a prioridade do diagnóstico é testar profissionais de saúde e segurança, pacientes graves e óbitos em investigação.
A ampliação foi possível por compra de novas equipamentos e parcerias firmadas com Instituto de Biologia do Exército, Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) e Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), agilizando o diagnóstico. Com a iniciativa, será possível duplicar as análises realizadas hoje no estado.