MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • 5 lugares abandonados do Rio de Janeiro

    Da Redação em 23 de Dezembro de 2019    Informar erro
    5 lugares abandonados do Rio de Janeiro

    O Rio de Janeiro possui construções abandonadas que muitos cariocas nunca ouviram falar. Entre elas, o Forte da Laje (foto), numa ilha em frente ao Pão de Açúcar, desativado há mais de 20 anos. Tem ainda uma segunda estação do metrô na Carioca e um hotel de luxo em São Conrado que nunca foram inaugurados. E ainda um hospital no Catete e nada menos do que 22 estações do BRT entregues ao abandono. Confira esta incrível matéria da Agenda Bafafá!
     
    Forte da Laje
    Construído em 1770, remodelado em 1892 e desativado em 1997, o Forte da Laje ocupa uma pequena ilhota do tamanho de um campo de futebol em frente ao Pão de Açúcar, na entrada da Baía da Guanabara. Durante mais de 200 anos serviu como principal defesa da cidade equipada com potentes canhões e artilharia. O local serviu também de prisão tendo abrigado, entre outros, nomes como Olavo Bilac e Bento Gonçalves. O lugar hoje está completamente em ruínas. Existe até um projeto de transformar o local num sofisticado restaurante, mas que nunca saiu do papel.
     
    Estação da Carioca
    Pouca gente sabe, mas existem duas estações na Carioca. O segundo trecho, Estácio-Praça XV, previsto desde 1968, teria quatro estações, 3,7 km de extensão e poderia transportar 400 mil passageiros por dia. A estação foi construída, mas nunca finalizada. Até hoje encontra-se objetos da obra como entulhos, latas de tinta e sacos de cimento. O acesso é por uma pequena porta num canto da estação, no sentido Zona Sul.
     
    Esqueleto Gávea Tourist Hotel
    O início da construção do que seria um hotel de luxo em São Conrado aconteceu em 1953, no meio da floresta, mas nunca foi concluída. O hotel teria mais de 600 quartos e uma vista incrível do mar e da Pedra da Gávea. Com o abandono, o lugar foi ocupado por mendigos e drogados. Ainda assim, o esqueleto passou a ser usado para rapel e ensaios fotográficos. Recentemente, o espólio da construtora contratou seguranças e o acesso não é mais permitido.
     
    Estações do BRT
    São pelo menos 22 estações do BRT desativadas. O moderno sistema de transporte com ônibus articulados, inaugurado na gestão Eduardo Paes, não resistiu ao vandalismo. Entre as estações desativadas estão Otaviano, Cesarão 3, Prefeito Alim Pedro, Vila Paciência, 31 de Outubro. Não há ainda previsão da recuperação e reativação das estações.
     
    Casa de Saúde São Sebastião
    A antiga Casa de Saúde São Sebastião, no Catete, é o retrato do abandono. Desativada há mais de 20 anos, o local ainda guarda sobras de material e equipamentos hospitalares. Em 2015, parte do prédio pegou fogo. O lugar abriga um estacionamento. O edifício tem escadarias em madeira, vitrais e acabamentos centenários.


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Obras do novo museu Casa Geyer estão em ritmo acelerado
      Saiba Mais
      Angra dos Reis celebra etapa final da despoluição da Praia do Anil
      Saiba Mais
      Hotel Inglês sofre com o abandono e invasão de moradores de rua
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Matheus:
        Queria uma casa pra morar, pois vivo de aluguel e tem fez que não tenho dinheiro pra pagar o aluguel, aí eu tenho que arrumar outra casa pra alugar

      • Comentário do post Gerlania Santos:
        Queria apenas 50 metros quadrados pra morar com a minha família. Nem precisava ter documentos. Eu cuidaria em troca da moradia.

      • Comentário do post Sd Nunes:
        Quando servi o quartel em 2004/ 2005 estive lá no forte Lage da um pouco de medo mais esse forte pertence a bateria de comando e serviço da fortaleza de São João


DIVULGAÇÃO