Os frequentadores de uma das áreas verdes mais procuradas de Niterói, o Campo de São Bento, terão mais tempo para desfrutar de todos os atrativos e do clima bucólico que o espaço oferece.
A partir do dia 22 de setembro, o Campo de São Bento ficará aberto até às 20 horas e assim permanecerá durante toda a primavera e o verão. O objetivo é fazer com que as pessoas tenham mais tempo para aproveitar o espaço durante as estações mais coloridas e quentes do ano.
Além disso, a Prefeitura de Niterói está realizando, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), uma série de melhorias no local.
Foi instalado no local o NitBike, espaço de compartilhamento de bicicletas grandes e trocados todos os bancos de madeira do parque.
Outra ação importante foi a pintura do gradil em torno de todo o espaço. São 825 metros de extensão. Outras partes do parque também receberam pintura como a casinha das bonecas que fica em frente da administração, brinquedos do parquinho que também foram revitalizados, do palco em frente à pista de patinação e dos guarda corpos que cercam o rio que atravessa o campo.
As equipes também efetuaram reparos como no próprio guarda corpo, o caramanchão e na ponte do laguinho. Foram feitas obras como a calafetagem dos buracos em calçadas e na alameda dentro do campo. O parque ganhou ainda novos jogos de mesas e bancos e houve melhorias na parte elétrica, com a troca de reatores e refletores no canteiro em frente à Rua Lopes Trovão e no coreto.
Ainda foi construída a base para a futura instalação de brinquedos acessíveis no local. Já tinham sido colocadas papeleiras ao redor do campo, além de lixeiras no trecho da Domingues de Sá, e nas praças de piquenique.
O Campo de São Bento em Niterói é um dos poucos parques do Brasil com mais de 100 anos. Com paisagismo inspirado no romantismo inglês, foi projetado em 1908 pelo paisagista belga Arsène Puttemans com formas livres e sinuosas, lago artificial com estátuas e fontes, coreto, alamedas. Tem brinquedos infantis, banquinhos, parque de diversão e quiosques. Um jardim tropical no coração de Niterói. E com boa conservação e segurança.
A área foi comprada em 1697 pelo Mosteiro de São Bento, e só em 1840 foi doada ao governo. Atualmente funcionam no interior do Campo de São Bento a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira, o Colégio Estadual Joaquim Távora e o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A área é bem conservada e abriga aos domingos uma feira de artesanato na alameda principal. É possível encontrar lembranças de todos os tipos.