A Estação Cardeal Arcoverde, localizada em Copacabana, Rio de Janeiro, foi inaugurada em 2 de julho de 1998, integrando a Linha 1 do Metrô carioca, entre Botafogo e Siqueira Campos.
Ela foi construída na rocha e sua plataforma e túneis lembram uma caverna com paredes rochosas e uma atmosfera subterrânea que já inspirou até a colocação de um símbolo do Batman no duto de ventilação.
Situada na praça Cardeal Arcoverde, entre as ruas Tonelero e Barata Ribeiro, a estação foi projetada pelo arquiteto João Batista Martinez Corrêa, com um bonito projeto cromático assinado pela artista Amélia Toledo, que buscou integrar arte e arquitetura de forma harmoniosa.
O acesso à estação é a parte mais trabalhada do conjunto, com dois túneis intensamente coloridos e cuidadosamente projetados.
O percurso de 190 metros entre a entrada e a plataforma pode ser percorrido em parte por esteiras rolantes, proporcionando uma experiência moderna para os cerca de 60 mil passageiros que transitam diariamente pela estação.
Não é à toa que a estação foi apelidada de "Batcaverna" por muitos cariocas. Mas, a estação divide as pessoas, há quem ame e também quem deteste. Mas, uma coisa é certa, é a estação com o visual mais inusitado do Rio.