A Casa França-Brasil mudou de nome. Agora é Casa Brasil — com nova identidade, novo conceito e uma programação voltada para valorizar a arte e os artistas brasileiros.
O espaço inicia uma nova fase, colocando a brasilidade no centro da cena cultural e abrindo ainda mais suas portas para o público.
A novidade foi anunciada no dia 27 de junho, junto com o lançamento da primeira convocatória nacional de artistas para participar da exposição coletiva Casa Brasil, prevista para abrir em outubro.
A proposta é simples: renovar, ocupar e celebrar a criação artística feita no Brasil — de todo canto, para todo mundo.
A casa lançou a primeira chamada para a submissão de projetos de todo país visando selecionar artistas para participar da exposição coletiva inaugural homônima Casa Brasil, com abertura prevista para outubro. As inscrições podem ser realizadas até o dia 07 de julho, exclusivamente online, a partir das orientações da chamada no site www.casabrasil.rj.gov.br.
“A mostra Casa Brasil vai apresentar um recorte da produção contemporânea brasileira, a partir da conjuntura de uma instituição localizada no Rio de Janeiro, por meio de obras que dialoguem com os debates culturais contemporâneos e as questões históricas que permeiam a agora CASA BRASIL. Ao celebrar o marco dos 35 anos da Casa como equipamento cultural, inauguraremos uma exposição que marca o novo momento de uma instituição que é referência em arte contemporânea e há anos fomenta e difunde as artes carioca, fluminense e brasileira”, explica Tania Queiroz, diretora da CASA BRASIL.
Serão admitidas inscrições de artistas brasileiros e estrangeiros com no mínimo 18 anos completos no ato da inscrição, e que comprovem residência no Brasil. Serão aceitas também inscrições de coletivos representados por um de seus integrantes, devendo os demais constarem no respectivo portfólio do grupo. Os artistas integrantes de coletivos que participarem desta chamada não estarão impedidos de se inscreverem também individualmente.