MAIS COISAS >> Jornal Bafafa

  • Com novo sistema de bilhetagem passagens poderão ser pagas com cartão bancário, QR Code, celular e Pix

    Da Redação em 21 de Julho de 2021    Informar erro
    A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (21) o modelo do novo sistema de bilhetagem de ônibus que está previsto para entrar em vigor em março de 2022.
     
    Passado um ano e seis meses da implantação do novo sistema, a expectativa é de que a passagem não seja mais paga em dinheiro pelo passageiro ao motorista. Para isso, o novo modelo vai aceitar diversos meios de pagamento: cartão bancário, QR Code, celular e Pix.

    A Prefeitura promete facilidade de recarga e portabilidade entre os cartões, além de recuperação de créditos e de emissão de 2ª via. O primeiro cartão será gratuito e não haverá valor de recarga mínima.
     
    O objetivo da reformulação do sistema de bilhetagem é que o Poder Executivo, e não as empresas privadas, controlem o fluxo financeiro do sistema de Transportes do Rio. Segundo o prefeito Eduardo Paes, é um primeiro passo para que o município possa subsidiar o setor.

    "Acho impossível a gente chegar a uma fórmula adequada que não vá ter subsídio para que a gente possa, por exemplo, remunerar as empresas pelos quilômetros rodados e não mais pelo número de pessoas transportadas", afirmou o prefeito.
     
    Paes diz que a medida vai no sentido de conferir transparência ao setor privado para possibilitar o aporte de dinheiro público na melhoria do transporte.

    O prefeito Eduardo Paes disse que a reformulação completa do sistema é o principal desafio de sua gestão. "Vamos passar a premiar aqueles que transportam com qualidade, que colocam o serviço à disposição da população e não aqueles que entulham os ônibus", afirmou.

    A secretária de Transportes, Maína Celidônio, afirmou que quando o novo sistema de bilhetagem entrar em vigor, os usuários terão seis meses para usar os créditos do modelo atual.
     
    Ao contrário do que acontece atualmente, os créditos remanescentes dos usuários ficarão guardados pela prefeitura e poderão ser recuperados. 

    Pontos de atendimento
    Para facilitar o atendimento, a prefeitura vai disponibilizar 15 pontos presenciais comerciais de venda de cartões, que representam uma quantidade três vezes maior de postos da Riocard em funcionamento hoje.
     
    O usuário poderá ainda fazer recarga de cartões em máquinas de autoatendimento (ATM) ou online, por meio de um site ou de um aplicativo. Isso vai permitir que o crédito entre no momento da recarga e não mais em 48h, como acontece atualmente.

    Demanda monitorada
    Com o controle da bilhetagem, a Prefeitura também espera aprimorar o monitoramento da demanda de transportes. Será possível identificar as origens e destinos dos passageiros por meio de dados de GPS instalados nos novos validadores.
     
    Com isso, será possível fazer investimento específico para atender diferentes trajetos e evitar o fim das linhas. A Prefeitura também espera monitorar as posições dos ônibus com mais precisão.

    O novo modelo pretende ampliar a integração para outros modos de transportes, incluindo os sistemas Bike Rio e Táxi Rio.

    No caso do serviço de bilhetagem eletrônica, a prefeitura pretende arrecadar receitas com venda de publicidade no cartão, e no aplicativo - cada usuário terá uma conta.

    Maína afirmou que ao longo do ano serão anunciadas novas medidas. "A gente espera que ao final do ano que vem a gente esteja com modelo de transportes totalmente reformulado e moderno", afirmou.

    O edital para as empresas se candidatarem a operar o sistema será publicado no dia 30 de agosto. A licitação deve ser feita em setembro. O vencedor será declarado em outubro, que começará a operar em março.
     
    A concessão vai durar dez anos e a Prefeitura ficará responsável também pelo pagamento aos operadores. 

    Em relação aos operadores de transportes, todos pagarão a mesma taxa de administração ao concessionário da bilhetagem digital, que será de 3%. Atualmente há diferenças nas cobranças.

    Fonte: O Dia

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA