A Comlurb removeu 392 toneladas de resíduos sólidos após a operação especial de limpeza montada para o show da cantora Lady Gaga, realizado no último sábado (03/05), em Copacabana.
A Companhia coordenou a maior lavagem hidráulica já realizada na cidade, com o uso de 26 motobombas e 12 caminhões-pipa, que lavaram a Avenida Atlântica, vias de acesso ao evento e áreas externas das estações de metrô Cardeal Arcoverde e Cantagalo, utilizando água de reuso com sabão e essência de eucalipto.
A operação foi concluída às 5h da manhã de domingo, com equipes ainda realizando repasses ao longo do dia. O volume de resíduos superou o do show de Madonna, em 2024, que gerou 287 toneladas de lixo.
“A operação foi um sucesso. Todo o planejamento foi feito com atenção aos detalhes do megaevento, inclusive prevendo o aumento de público, que de fato aconteceu. Já na sexta-feira, nossas equipes começaram a atuar, e a madrugada foi de muito trabalho para garantir a cidade limpa ao amanhecer”, destacou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.
Na orla e no calçadão de Copacabana, foram disponibilizados 2 mil contêineres de 240 litros e 350 contêineres de 1.200 litros. Para garantir a limpeza antes e depois do show, a Comlurb mobilizou 1.630 garis, além de equipes específicas em cada um dos três postos de saúde da orla. A estrutura contou ainda com 6 tratores de remoção, 6 tratores peneiradores, 2 mini máquinas de limpeza de praia, 7 pás carregadeiras, 21 caminhões basculantes, 14 caminhões compactadores, 12 varredeiras, 12 caminhões-pipa, 1 carrinho elétrico e 38 equipamentos de limpeza hidráulica.
A coleta regular de lixo em Copacabana, excepcionalmente, foi adiada para o domingo (04/05), a partir das 19h, para evitar interferência no trânsito durante os bloqueios. Informativos foram distribuídos a estabelecimentos comerciais e edifícios residenciais para garantir a colaboração dos moradores e comerciantes.
Fonte: Comlurb