MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Comlurb usa catamarã e esteira para recolher o lixo nas ilhas da Barra da Tiuca

    Da Redação em 23 de Novembro de 2021    Informar erro
    A coleta de lixo nas sete ilhas da Barra da Tijuca (Gigóia – a maior delas -, Primeira, Pesquisa, Fantasia, Ipê, São Jorge e Garças) ganhou o reforço de um catamarã novo, tipo balsa, que funciona com quatro garis e um operador, para fazer a coleta nas ilhas maiores.
     
    O antigo passou a auxiliar nos serviços nos canais mais estreitos. Agora são dois barcos diariamente. Às segundas, quartas e sextas-feiras, os garis fazem a remoção de sacos de lixo domiciliar. Já nas terças e quintas-feiras é a vez da coleta de entulho e bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos.
     
    A mecânica da coleta segue um padrão operacional feito pela Comlurb: os garis fazem a chamada “puxada” porta a porta, levando os sacos de lixo para próximo dos diversos decks espalhados entre as ilhas. A equipe encosta o barco e recolhe os sacos.
     
    Quando os barcos chegam ao deck principal, junto à base marítima dos Bombeiros, os sacos são colocados em uma esteira em subida e caem direto no caminhão compactador. De lá, seguem até a Estação de Transferência de Jacarepaguá, em duas viagens diárias, uma por volta de 12h e a outra por volta de 16h.
     
    Mas o serviço de limpeza nas ilhas não se resume à coleta; de segunda a sexta, outros 24 garis trabalham exclusivamente em terra, cuidando de todos os cantos das sete ilhas, varrendo as ruas e ceifando e roçando o mato. A Comlurb coleta, em média, cerca de 10 toneladas/dia de resíduos nas ilhas da Barra.
     
    Fonte: Prefeitura


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Prédio histórico vai abrigar Centro Cultural da Democracia da UERJ
      Saiba Mais
      Rio das Ostras não tem nenhum paciente internado com Covid
      Saiba Mais
      Niterói inaugura árvore de natal de 50 metros com um milhão de microlâmpadas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO