O jovem Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, de 38 anos, aprovou uma série de medidas para mitigar o impacto econômico da pandemia de coronavírus no país. Mesmo não tendo registrado até agora nenhum caso, para mininizar o isolamento da população, Bukele determinou a suspensão do pagamento de eletricidade, água, telefone e internet e o congelamento da cobrança de cartões de crédito e hipotecas.
O 'Plano de Resposta e Alívio Econômico antes da Emergência Nacional contra a Covid-19' estabelece ainda a suspensão do pagamento da contas de energia elétrica, água, telefone e internet por três meses.
"Esses três pagamentos são diluídos em dois anos sem gerar inadimplência, juros ou afetar seu seu crédito. Da mesma forma, o Executivo salvadorenho congelou a cobrança de empréstimos hipotecários, pessoais, de cartão de crédito e de capital de giro e empresarial, também por três meses sem aplicar inadimplências, multas de juros ou afetar sua classificação de crédito. A cobrança será retomada no final do prazo proposto.
Por outro lado, também suspendeu pagamentos de crédito de estabelecimentos comerciais pelos próximos três meses. As parcelas, explicou o governo de El Salvador, serão diluídas nos meses em que o crédito estiver faltando, novamente sem juros, inadimplência ou afetação de seu rating de crédito. Da mesma forma estão suspensos por três meses o pagamento de aluguéis.
Por fim, o presidente salvadorenho anunciou que, a partir deste mês, um bônus de US$ 150 por mês será concedido a todos os funcionários do governo que trabalham no Ministério da Saúde e em outras organizações afetadas pela pandemia de Covid-19.