A Universidade Federal do Rio de Janeiro, gestora do Museu Nacional, apresentou o projeto de reconstrução do novo museu. O vencedor foi o consórcio formado pela H+F Arquitetos e Atelier de Arquitetura e Desenho Urbano!
A H+F Arquitetura está a frente de um outro projeto muito importante para o Brasil: o restauro e modernização do Museu do Ipiranga, que será inaugurado em 2022. E o Atelier de Arquitetura também possui muita experiência em projetos de restauração, tendo atuado na Casa de Rui Barbosa.
O Diretor do Museu Nacional/UFRJ, Alexander W. A. Kellner, está entusiasta com a reconstrução. "Estamos dando continuidade ao sonho de reconstruir o primeiro museu do país", assinala.
O processo de reconstrução é coordenado pela UNESCO com representantes de diversas instituições, tais como o Instituto de Arquitetos do Brasil, a UFRJ, o Instituto Cultural Vale, arquitetos e profissionais diversos.
Um ponto muito importante: não foi fechado o projeto de reconstrução final! Ele será feito "de mãos dadas" com diversos atores, levando em conta vários aspectos, sobretudo as orientações do IPHAN. A obra inclui o restauro do Paço de São Cristóvão e o anexo Alípio Miranda.
As imagens que estão sendo divulgadas aqui e na mídia devem ser vistas como estudos - ideias bem gerais de como o Museu poderá ser reconstruído. "Trata-se de uma proposta conceitual, onde fica claro a necessidade de estabelecer uma integração do palácio e o seu anexo com o parque da Quinta da Boa Vista. O projeto final possivelmente terá um visual diferente do que estamos apresentando", conta o diretor.
A obra conta com financiamento do Instituto Cultural Vale, Unesco, Deputados Federais do Rio de Janeiro, ALERJ, Bradesco, BNDES, SAMN entre outros.