O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) reabre a sua Cinemateca no dia 13 de março de 2025.
Em parceria com a produtora Duas Mariola Filmes, a sala de projeção passou por ampla modernização da infraestrutura técnica de exibição cinematográfica. A cabine foi reformada, todo o cabeamento elétrico substituído e os sistemas de áudio e iluminação foram renovados. O espaço também recebeu novos mobiliários para acolhimento e orientação do público, além da aquisição de equipamentos essenciais para sessões acessíveis.
"A reabertura da Cinemateca faz parte desse momento de modernização e fortalecimento do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Com novos equipamentos, nossa histórica e emblemática sala de cinema volta a cumprir, com potência ainda maior, sua importante missão de divulgar e discutir a produção cinematográfica brasileira e internacional, contribuindo para a geração de novos frequentadores, amantes e estudiosos do audiovisual", celebra Yole Mendonça, diretora-executiva do MAM Rio.
Os recursos investidos para a reforma e modernização, da ordem de R$ 790 mil, foram viabilizados pelos editais “Apoio aos Espaços de Audiovisual”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e “Viva o Cinema de Rua II - Apoio à Reforma ou reabertura de salas de cinema”, da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, ambos através da Lei Paulo Gustavo.
“A reforma da sala de exibição acontece em um momento próspero – junto da longa parceria que a Duas Mariola Filmes construiu com a Cinemateca do MAM – de investimentos públicos, oriundos da Lei Paulo Gustavo. É uma felicidade imensa colaborar com a renovação de um espaço fundamental para a formação cinéfila de cariocas da minha geração e de tantas outras. A atualização tecnológica da sala permite que ela siga ainda por muitas décadas como referência de um lugar de encontros e de reflexão sobre cinema brasileiro. Em um momento em que podemos ver filmes em tantas possibilidades de telas e telefones, celebramos o ato de ir ao cinema como um ritual especial de fruição coletiva”, pontua Marina Meliande, sócia-diretora da Duas Mariola Filmes.
Uma programação especial foi concebida para a reabertura do Auditório Cosme Alves Netto, com filmes brasileiros inéditos no Rio de Janeiro e clássicos do cinema em cópias restauradas. A sessão inaugural exibirá Salomé, grande vencedor da última edição do Festival de Brasília. O evento marca, ainda, o início das comemorações dos 70 anos de exibição da Cinemateca do MAM.
Acessibilidade
Para a acessibilidade do conteúdo exibido na sala, a Cinemateca formou parceria com a Riole a fim de utilizar o sistema ProAccess, que traz uma solução nova, eficiente e exclusiva para salas de exibição em padrão DCP (padrão internacional de exibição de filmes digitais). A partir de emissores infravermelhos espalhados pela sala e conectados por cabos ao servidor de exibição, o espectador que utilizar o aparelho de acessibilidade poderá optar por audiodescrição, legendas descritivas, libras e/ou áudio assistência.
Programação de reabertura
A reabertura no dia 13 de março, às 18h30, contará com exibição do filme Salomé, de André Antônio, vencedor de 8 prêmios no Festival de Brasília de 2024, entre eles os de Melhor Filme pelo júri oficial e pelo júri popular.
A seleção de filmes da programação de abertura reafirma a vocação da Cinemateca como um espaço de preservação das formas históricas de exibição cinematográfica e audiovisual, além de promover o acesso e a difusão de títulos clássicos, contemporâneos e culturalmente relevantes. O espaço também se dedica à formação de uma cultura cinematográfica e à conscientização sobre a importância do patrimônio audiovisual brasileiro e internacional.
Entre os destaques, temos algumas restaurações de filmes importantes do cinema brasileiro, como O assalto ao trem pagador, clássico filme policial de Roberto Farias, e O pequeno exército louco, raríssimo documentário de Lúcia Murat, filmado na Nicarágua no final dos anos 1970 (e recentemente digitalizado). Além de versões restauradas de obras-primas do cinema como O desprezo, de Jean-Luc Godard, e Cuadecuc, vampiro, de Pere Portabella.
A programação conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Filmoteca da Catalunya e dos produtores e diretores dos filmes apresentados.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE MARÇO:
QUI 13 MAR . 18h30 | reabertura
Cinemateca do MAM reabre suas portas. Salomé, de André Antônio. Brasil, 2024. Com Aura do Nascimento, Fellipy Sizernando, Renata Carvalho. 117’. Em DCP. Classificação indicativa 18 anos. Sessão apresentada pelo diretor André Antônio.
SEX 14 MAR 18h30
Cinemateca do MAM reabre suas portas. O assalto ao trem pagador, de Roberto Farias. Brasil, 1962. Com Eliezer Gomes, Reginaldo Faria, Jorge Dória. 102’. Em DCP. Classificação indicativa 14 anos. Sessão apresentada por Marise Farias. (versão restaurada em 4K)
SAB 15 MAR 16h
Cinemateca do MAM reabre suas portas. O desprezo (Le Mépris), de Jean-Luc Godard. França/Itália, 1963. Com Michel Piccoli, Brigitte Bardot, Jack Palance, Fritz Lang. 103’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 16 anos. (versão restaurada em 4K). Sessão com apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil
SAB 15 MAR 18h10
Cinemateca do MAM reabre suas portas. O pequeno exército louco, de Lúcia Murat e Paulo Adário. Brasil, 1984. Documentário. 60’. Em DCP. Classificação indicativa 14 anos. Sessão com presença da diretora Lúcia Murat.
DOM 16 MAR 16h20
Cinemateca do MAM reabre suas portas. Cuadecuc, vampiro (Cuadecuc, vampir), de Pere Portabella. Espanha, 1971. Com Christopher Lee, Herbert Lom, Soledad Miranda. 70’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos. Sessão com parceria da Filmoteca de Catalunya.
DOM 16 MAR 18h
Cinemateca do MAM reabre suas portas. A transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho. Brasil, 2023. Com Ariel Kuaray Ortega, Fabricio Benítez, Thiny Karay Ramírez. 130’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.
TER 18 MAR 18h30
Cinemateca do MAM reabre suas portas. Manas, de Marianna Brennand. Brasil, 2024. Com Jamilli Correa, Fátima Macedo, Dira Paes. 106’. Em DCP. Classificação indicativa 14 anos.
QUA 19 MAR 18h30
Cinemateca do MAM reabre suas portas. Vermelho bruto, de Amanda Devulsky. Brasil, 2022. Documentário. 206’. Em DCP. Classificação indicativa 14 anos.
QUI 20 MAR . 17h
Debate sobre a restauração em 4K do filme A cor do seu destino, de Jorge Duran.
QUI 20 MAR . 18h30
Especial. A cor do seu destino, de Jorge Duran. Brasil, 1986. Com Norma Bengell, Franklin Caicedo, Guilherme Fontes, Andrea Beltrão. 104’. Em DCP. Classificação indicativa 14 anos. (versão restaurada em 4K)
SEX 21 MAR 18h30
Cineclube Futura. Estreia da série Cineclube Futura. Com a presença de Marcelo Janot. Classificação indicativa 14 anos
SAB 22 MAR 14h
Cineclube Futura. Trançatlânticas, de Isabela Leite. Brasil, 2022. 15’. + Mulheres que migram, de Sabrina Demozzi. Brasil, 2023. 56’. Classificação indicativa livre.
SAB 22 MAR 16h
Cineclube Futura. Bixa presa, de Elli Cafrê. Brasil, 2018. 13’. + De volta, de Rafael Figueiredo. Brasil, 2013. 54’. Classificação indicativa livre.
SAB 22 MAR 18h
Cineclube Futura. Transo, de Lucca Messer. Brasil, 2024. 70’. Classificação indicativa livre.
DOM 23 MAR. 14h
Cineclube Futura. Alma e Sangue no Atlântico Negro - O Pensamento de Luiz Felipe de Alencastro, de Celso Luiz Prudente. 40'. Brasil, 2024. 40’. + Motriz – Roda de afeto, de Washington Deoli. Brasil, 2022. 53’. Classificação indicativa 12 anos.
DOM 23 MAR 16h
Cineclube Futura. Pegadas da Floresta, de Vladimir Seixas. Brasil, 2024. 84´. Classificação indicativa 14 anos
SEG 24 MAR . 18h30
Sessão especial. Minha namorada, de Zelito Vianna e Armando Costa. Brasil, 1970. Com Pedro Aguinaga, Laura Maria, Fernanda Montenegro. 82’. Classificação indicativa 14 anos. Versão restaurada em 4K. Sessão seguida de debate com Zelito Vianna, Aarão Marins e Hernani Heffner.
TER 25 MAR . 18h30
Pré-estreia. Sentidos do fio, de Evângelo Gasos. Brasil/EUA, 2024. Exibição em DCP. Documentário. 86. Sessão com a presença da equipe.
QUA 26 MAR . 18h30
Os incontornáveis. Quando duas mulheres pecam (Persona), de Ingmar Bergman. Suécia, 1966. Com Liv Ullmann, Bibi Andersson, Margaretha Krook. 84’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.
QUI 27 MAR . 18h30
Os incontornáveis. Hana-bi – Fogos de artifício (Hana-Bi), de Takeshi Kitano. Japão, 1997. Com Takeshi Kitano, Kayoko Kishimoto, Susumu Terajima. 103’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 16 anos.
SEX 28 MAR . 18h30
Os incontornáveis. Minha bela dama (My Fair Lady), de George Cukor. EUA, 1964. Com Audrey Hepburn, Rex Harrison, Stanley Holloway. 170’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa livre.
SÁB 29 MAR . 16h
Os incontornáveis. O Atalante (L’Atalante), de Jean Vigo. EUA, 1934. Com Jean Dasté, Dita Parlo, Michel Simon. 89’. Em 35mm. Legendas em português. Classificação indicativa 12 anos.
SÁB 29 MAR . 18h
Os incontornáveis. Um corpo que cai (Vertigo), de Alfred Hitchcock. EUA, 1958. Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes. 128’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.
DOM 30 MAR . 15h40
Os incontornáveis. O evangelho segundo São Mateus (Il vangelo secondo Matteo), de Pier Paolo Pasolini. Itália, 1964. Com Enrique Irazoqui, Margherita Caruso, Susana Pasolini. 137’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa 14 anos.
DOM 30 MAR . 18h20
Os incontornáveis. Paixão dos fortes (My Darling Clementine), de John Ford. EUA, 1946. Com Henry Fonda, Linda Darnell, Victor Mature. 97’. Em DCP. Legendas em português. Classificação indicativa livre.
Sobre a Cinemateca do MAM
A Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é um centro de patrimônio e memória audiovisual relacionado à expressão por imagens e sons em movimento, não importando o suporte de registro, intenção de uso ou valoração sócio-cultural.
Inaugurada em 1948, a instituição mantém extensos acervos cinematográficos, documentais e de equipamentos e é um dos mais relevantes arquivos audiovisuais da América Latina. Ao longo de mais de sete décadas, a Cinemateca foi responsável pelo desenvolvimento cultural de diversas gerações de cinéfilos, cineastas e de todas as pessoas interessadas na história da sétima arte.
A Cinemateca do MAM mantém várias coleções e obras raras, incluindo o filme brasileiro mais antigo preservado, Reminiscências, de Aristides Junqueira, cujas imagens remontam a 1909. Com foco no cinema e no audiovisual brasileiros, conserva mais de 7 mil títulos em película, cerca de 250 mil em suporte vídeo magnético analógico e digital, e mais de 400 terabytes de arquivos digitais. As coleções documentais totalizam mais de 3 milhões e meio de itens, e a coleção de equipamentos tem mais de 6.000 aparatos e peças.
O Auditório Cosme Alves Netto – em homenagem ao cineclubista, agitador cultural e diretor da Cinemateca entre 1965 e 1988 – é um espaço de exibição localizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Sobre a Duas Mariola Filmes
A Duas Mariola Filmes é uma produtora de cinema carioca fundada em 2007, formada pelos parceiros criativos Marina Meliande e Felipe Bragança, e focada na realização de filmes autorais com temáticas brasileiras. Seus curtas e longas metragens têm tido destaque em festivais nacionais e internacionais, entre eles Cannes, Sundance, Locarno, Berlim e Rotterdam.
Nos últimos anos, a Duas Mariola Filmes expandiu suas experiências e pesquisas estéticas para além do cinema, trabalhando também com vídeos instalativos em diálogo com artistas visuais de diversas linguagens. Em 2023, estabeleceu uma parceria com a Cinemateca do MAM com o projeto de formação artística LAB Cinema Expandido, cuja primeira edição foi realizada entre 2023 e 2024, resultando em 11 videoinstalações inéditas de 20 artistas, exibidas em exposição no Futuros Arte e Tecnologia, no Rio de Janeiro. As obras neste momento circulam em festivais nacionais e internacionais.
A Duas Mariola Filmes tem como um de seus objetivos o fortalecimento do cinema carioca independente, através também da realização de mostras de cinema, oficinas e ateliês criativos.
SERVIÇO:
CINEMATECA DO MAM | Auditório Cosme Alves Netto
Reabertura: 13 de março de 2025, às 18h30
Link para retirada de ingressos: https://mamrio.byinti.com/#/ticket/
Website: https://www.mam.rio/cinemateca
Cinemateca on-line: https://vimeo.com/channels/cinematecadomam
Programação: https://www.mam.rio/cinemateca/agenda
MAM Rio
End: Av. Infante Dom Henrique, 85
Rio de Janeiro - RJ - 20021-140
Tel: (21) 3883-5600
https://www.mam.rio
Instagram: @mam.rio
Horários de visitação:
Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Ingressos:
Acesso sempre gratuito.
Contribuição sugerida:
Adultos: R$ 20
Crianças, estudantes e +60: R$ 10
Ingressos: https://www.mam.rio/ingressos