A RIOinlcui, Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro, tem como um de seus principais objetivos garantir o direito à moradia digna para pessoas com deficiência, conforme estabelecido na Constituição Federal. A iniciativa é presidida pela primeira-dama Cristine Paes.
Nesta quinta-feira (31/10), a RIOinclui entrega mais uma casa em Piedade, por meio do programa Moradia e Acesso. A nova residência será o lar de Agatha Cristina e sua mãe, Rosângela. Agatha, uma jovem de 18 anos com deficiência múltipla, necessita de apoio nas atividades diárias, como higiene e alimentação, além de auxílio na comunicação.
“Quando iniciamos o acompanhamento familiar, a mãe mencionou que o momento do banho era sua principal dificuldade. Agatha não tinha acesso ao banheiro, então o banho era feito no quarto, utilizando uma banheira PET. Nossa equipe também identificou a necessidade de reorganizar o espaço da casa para facilitar o acesso aos outros cômodos e incentivar a interação com as visitas”, explica Cristine Paes.
Após 30 dias de intervenções, a RIOinlcui entregará à família uma residência com cômodos ampliados (quarto, banheiro e cozinha) e adaptações significativas, incluindo tecnologia assistiva para o banho, maca adaptada no banheiro, recursos de comunicação, material adaptado no quarto, melhorias nas rampas de acesso e um ambiente mais iluminado e ventilado.
As solicitações para reformas podem ser feitas pelo site e redes sociais da RIOinlcui. Desde 2009, a organização tem concentrado seus esforços no programa Moradia e Acesso, e, com o apoio financeiro do setor privado, já atendeu 77 famílias ao longo desses 15 anos.
Fonte: Prefeitura do Rio