O município de Niterói registrou, no mês de julho, o menor índice de criminalidade da história.
Os principais indicadores de violência, mapeados pelo Observatório de Segurança Pública da cidade, que usa dados das delegacias locais e do 12ºBPM (Niterói), tiveram redução acentuada no comparativo com o mesmo período desde 2003, início da estatística.
Os dados são uma prévia dos números que posteriormente serão consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).
A letalidade violenta, indicador que inclui todos os crimes contra a vida, teve queda de 55,56%, com apenas quatro registros, número mais baixo já registrado para o período. Os roubos de rua também apresentaram queda recorde: 29,9% passando de 97 casos para 68. Roubos de cargas e a estabelecimentos comerciais foram outros destaques positivos, com apenas um caso cada, menores índices da série histórica. Os roubos de veículos tiveram redução expressiva de 19%.
Para o prefeito Rodrigo Neves, a queda recorde consolida Niterói como uma das cidades mais seguras do país, e é fruto dos investimentos feitos em tecnologia, na integração das forças de segurança e na ação social. Ele anunciou que vai acionar as seguradoras de veículos para reduzirem os preços cobrados.
"Estamos no caminho certo, não há soluções simples para problemas complexos como a segurança pública, mas em Niterói, a gente acredita que investindo em inteligência, integração; em prevenção à violência urbana, com investimento pesados nas comunidades, especialmente nos jovens, nós vamos avançar para garantir uma segurança pública cada vez melhor e mais eficiente em Niterói", declarou o prefeito.
O Município segue atuando para aperfeiçoar as políticas de enfrentamento à violência. No próximo dia 12 de agosto, será lançado o Pacto Niterói contra a Violência II, uma nova etapa do plano municipal de segurança para os próximos 10 anos, com novos investimentos em tecnologia e ações para reduzir a desigualdade social na cidade.
Para o Secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, cada ponto percentual a menos é uma conquista, pois representa mais tranquilidade na vida do cidadão.
"Os números falam por si. É a prova do trabalho incansável das nossas forças de segurança, do investimento em inteligência, tecnologia e também da parceria com a população, que acolhe as iniciativas", afirmou.
O secretário do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Felipe Ordacgy, também destacou a importância da articulação entre os órgãos e forças de segurança. .
"Este é um resultado histórico, só possível pela integração das forças de segurança pública com o poder municipal, potencializando as ações e seus respectivos resultados. Demonstra que o investimento municipal nas polícias, principalmente através do PROEIS e do RAS, somado à atuação eficaz do Centro Integrado de Segurança Pública - CISP, tem alcançado o resultado pretendido", disse.
Para o comandante do 12º BPM, cel. Leonardo Oliveira, a resposta rápida e eficiente da ação policial passa, antes de tudo, pela integração e diálogo.
"Fazemos reuniões integradas semanais para identificar rapidamente as prioridades do município e assim aplicar os nossos recursos com mais eficácia na redução dos crimes. A tecnologia integrada e a comunicação aberta com a população têm sido fundamentais para a elaboração do nosso planejamento operacional”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Niterói